Enquanto Sarney e Gastão se tratam em São Paulo…

Geraldo Magela/Senado

 

Extra
Os corações de Gastão, Sarney e ‘seu’ Pedro
O Maranhão passa longe da excelência na saúde pública. Mas o ministro do Turismo, Gastão Vieira, provocou seus eleitores: “Estando num dos melhores hospitais do país, seria irresponsabilidade minha não esclarecer quaisquer dúvidas”, postou no Twitter para falar de check-up no Sírio e Libanês, em São Paulo. Lá também está internado o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP). Ambos são do Maranhão e implantaram stents no coração. Já o senhor Pedro Nogueira não teve a mesma sorte. Na véspera da cirurgia de Sarney, o lavrador teve um enfarte na Emergência do Hospital Nossa Sra. da Conceição, na pequena Central do Maranhão (MA), antes de desobstrução de coronária. O hospital público municipal fica na Av. Roseana Sarney, em homenagem à governadora, que prometeu em sua campanha construir 72 hospitais, em vão. Quando mal de saúde, Roseana se interna no Sírio e Libanês.

Tão perto…
Sarney e Gastão têm, cada um, mais de 40 anos de vida pública. Um exímio pesquisador não encontrará, neste período, qualquer registro de cirurgia deles em São Luís.

…Tão longe
Foi no Sírio que a governadora Roseana fez algumas de suas operações. Já o Albert Einstein acolheu o senador Lobão Filho (PMDB-MA) quando acidentado.

Entre Poderes
É de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) a Proposta de Emenda Constitucional 142/12, que prevê alteração na forma de escolha dos integrantes dos tribunais de contas, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A PEC tira os poderes do Executivo para indicação e a escolha passa por eleição de colegiado de notórios. E os ministros teriam mandato de sete anos.

Vizinhos
Na Bolívia, El Salvador, Guatemala, Honduras, Peru e República Dominicana, os ministros do Judiciário são escolhidos por câmaras compostas por juristas e representantes de entidades civis relacionadas ao Direito. Não pelo presidente.

Burocracialândia
No Ease of Doing Businnes Index de 2012, elaborado pelo Banco Mundial, o Brasil surge na 126ª posição do ranking de 183 Estados sobre a alta burocracia para se abrir uma empresa e manter um negócio.

No leito
Os 1.300 funcionários que entraram no Instituto Nacional do Câncer ano passado por concurso são insuficientes para preencher todas as vagas abertas que se acumulam desde 2006.

Apoio oficial
Olavo Sales da Silveira, presidente da Associação Brasileira dos Bingos, enviou carta de agradecimento ao deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) pelo discurso de apoio.

Magoou
O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) não se conforma com o colega tucano Cássio Cunha Lima. Lucena briga com o deputado estadual Luciano Cartacho (PSB) pela prefeitura de João Pessoa. Cartacho tem o apoio de Cunha Lima.

Via crucis
Os governadores do Espírito Santo e Santa Catarina, Renato Casagrande (PSB) e Raimundo Colombo (PSD), estão em Brasília para nova tentativa de sensibilizar senadores e governo federal para as perdas dos estados com a unificação do ICMS de importação. Só o Espírito Santo perderá R$ 1 bi por ano.

Capturado
No dia 3 de março de 2004, o deputado opositor Valdir Rossoni quis saber o que o bicheiro Carlinhos Cachoeira foi fazer no Palácio Iguaçu, a portas fechadas com o então governador paranaense, o hoje senador Roberto Requião.

Inferno astral
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, enfrenta desgaste com escândalo que envolve secretários na suposta compra de vaga no TCE. E será investigado pela CPI do Cachoeira, pela criação da Loteria Estadual com ligações com o bicheiro.

Na rede
O Brasil é medalha de bronze no ranking do Facebook, com 44,6 milhões de usuários na página. EUA (156,8 milhões) e Índia (45,7 milhões) são os líderes.

Liberou geral
Qualquer servidor cedido de outro órgão ou funcionário comissionado pode atuar como fiscal da ANTT em operações nas estradas. O ato contraria as normas da agência.

Ponto Final
Ganha um dia de internação com tudo pago quem descobrir qual o hospital paulistano, mais parecido com um spa, que é conveniado com o Senado Federal.

Com Gilmar Correa

____________________________________

www.colunaesplanada.com.br . contato@colunaesplanada.com.br . Twitter @leandromazzini

Continuar lendo