Encerrada votação, premiados serão conhecidos dia 8

Após um mês de votação, que movimentou políticos e internautas, chega ao fim a disputa pelo Prêmio Congresso em Foco 2015. Mas os vencedores só serão conhecidos na festa de premiação, marcada para o início de outubro

Quem votou, votou. Quem não votou, só no ano que vem. Foi encerrada à meia-noite desse domingo (20) a votação do Prêmio Congresso em Foco 2015. Durante um mês, milhares de pessoas de todo o país acessaram a página de votação para escolher aqueles deputados e senadores que, na avaliação delas, melhor representam a população. Na prática, foram convidadas a refletir e responder a uma pergunta fundamental para o exercício da cidadania: com quem podemos contar para ter um Congresso melhor? As respostas só serão conhecidas no próximo dia 8, quando os vencedores serão anunciados durante a festa de premiação, em Brasília. O Congresso em Foco e seus parceiros na promoção do prêmio agradecem sua participação.

 

Resultados à parte, o processo de escolha dos melhores congressistas de 2015 chega ao fim com algumas novidades. Uma delas é que, pela primeira vez em nove edições, a votação foi aberta diretamente aos internautas, sem o tradicional “filtro” dos jornalistas que cobrem o Congresso. Os parlamentares mais bem avaliados pelos profissionais de imprensa também serão homenageados este ano, mas em categoria especial.

Com isso, mais de 400 deputados e senadores estiveram aptos à votação. Apenas os congressistas com pendências criminais no Supremo Tribunal Federal (STF) tiveram seus nomes excluídos por força do regulamento. Nos anos anteriores, os indicados pelos jornalistas já eram definidos. A votação na internet somente definia a classificação final. Nas duas últimas edições, o internauta também incluiu um nome na lista dos premiados em cada categoria.

Outra novidade deste ano é que os votos foram colhidos pela plataforma interativa Vote na Web, site idealizado pelo publicitário Fernando Barreto para promover a discussão pública sobre proposições legislativas em tramitação no Congresso. Com a mudança, o usuário teve três caminhos para votar: fazendo o cadastro no próprio Vote na Web ou usando os cadastros do Google Mais LogIn ou do Facebook LogIn. Uma vez mais, toda a votação pela web foi monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Campanha acirrada

A premiação nunca teve tanta visibilidade quanto este ano. Figuras públicas conhecidas por sua militância política, à esquerda ou à direita, estimularam os eleitores a participar da escolha dos melhores congressistas. Da apresentadora de TV Rachel Sheherazade ao ator Gregório Duvivier, passando pelos músicos Leoni, Tico Santa Cruz, Sérgio Ricardo e Leci Brandão, várias personalidades do meio artístico manifestaram na internet suas preferências para o prêmio. Alguns até causaram polêmica com seus comentários.

Na reta final da disputa, deputados, senadores e partidos políticos intensificaram a busca pelos votos, principalmente por meio de campanhas e mobilizações nas redes sociais. Além de convite para a votação em sites, no Twitter e no Facebook, foram divulgados vídeos com pedidos de voto gravados pelos próprios congressistas e até com instruções, passo a passo, para a votação.

As categorias

Embora não tenham sido usados como filtro prévio, os jornalistas foram consultados em votação à parte, feita com urnas itinerantes e mediante acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. A votação ocorreu entre os dias 8 e 10 de setembro. Os cinco congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa em cada Casa serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”. Divulgamos a relação dos dez finalistas nesta categoria na Câmara e dos dez mais votados no Senado.

Em 2015, os congressistas disputam duas categorias gerais, “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pelo público participante da votação pela internet como os de melhor desempenho desde o início da atual legislatura, iniciada em fevereiro de 2015. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados.

Além das duas categorias especiais citadas antes, que premiarão os deputados e senadores mais bem avaliados pelos jornalistas, haverá uma distinção específica para os congressistas com menos de 45 anos de idade (“Parlamentares de Futuro”) e outras quatro categorias de premiação por áreas temáticas. Elas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a defesa de “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”.

Valorizar bons exemplos

Um dos principais objetivos do prêmio é realçar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato. A premiação também procura valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível. A votação na internet também estimula população, geralmente cética em relação ao Congresso, a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos.

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape) e das quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea) e a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape).

O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Veja quais são os senadores mais bem avaliados pelos jornalistas
Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas


A última parcial, divulgada no dia 10

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!

Comentários estão fechados.