Encerrada primeira fase de votação do Prêmio Congresso em Foco 2009

Fábio Góis

Chegou ao fim ontem à noite (terça, 29) a primeira fase de votação do Prêmio Congresso em Foco 2009, em que jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional fizeram uma pré-seleção dos parlamentares que, em sua opinião, melhor desempenham seu mandato neste ano.
 
Em dois dias de votação (leia mais), foram coletados ao todo 176 votos, dados por profissionais de 49 veículos nacionais e regionais (incluindo TV, rádio, internet, jornais e revistas).  


Desde a manhã de segunda-feira (28) até a noite de ontem, duas urnas itinerantes percorreram redações e comitês de imprensa do Senado e da Câmara, recolhendo votos de repórteres, editores, colunistas, produtores e outros profissionais da notícia dos principais veículos de imprensa do país. Todo o processo de votação foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, que também participará da apuração dos votos, que será realizada hoje.

Os resultados serão divulgados amanhã neste site. Os 25 deputados federais e dez senadores mais votados pelos jornalistas serão submetidos à segunda fase de votação, a cargo dos internautas. Entre 1º de outubro e 19 de novembro, eles definirão a classificação final e a premiação que será dada a cada um dos parlamentares: troféus para os três primeiros colocados, placas para aqueles que ficarem entre a quarta e a décima colocação e  certificados para todos os demais.

Segunda fase

A votação será feita pelo Congresso em Foco, e seus resultados parciais poderão ser acompanhados on line pelos interessados. 

Vários cuidados foram tomados para garantir a segurança na votação. Primeiro, o internauta deve digitar um código criptográfico que impede a utilização de robôs ou qualquer sistema de execução de votos em série. Ele também deve indicar um e-mail no qual receberá o link para confirmação do voto. O voto somente será computado depois de confirmado por e-mail, o que elimina a possibilidade de utilização indevida de e-mails de terceiros.
 
Finalmente, durante toda a votação, serão monitorados os servidores de internet de onde vêm os votos (os chamados IPs de saída), podendo ser bloqueado aquele IP que apresentar indícios de uso irregular.

Na escolha dos melhores congressistas de 2009, cada internauta poderá votar em até dez deputados federais e cinco senadores. Ele também dará sua opinião sobre os parlamentares que mais se destacaram nas áreas de combate à corrupção, promoção do meio ambiente e defesa da educação.

Poderá ainda escolher uma "boa iniciativa" do Congresso neste ano. A nova categoria poderá destacar um projeto aprovado, por qualquer uma das Casas legislativas, ou por ambas; uma comissão que tenha se destacado; ou uma ação do Parlamento, inclusive na área administrativa, digna de registro.


Votação dos jornalistas


Na votação dos jornalistas, a inovação foi elogiada. Mas demandou esforço de memória, em que alguns usaram de certa dose de ironia. “Foram tantas...”, disse uma repórter.

Por sugestão do Sindicato dos Jornalistas e de outras entidades que apoiam o Prêmio Congresso em Foco, avalizada por profissionais que cobrem o Congresso, foi sugerido aos jornalistas votantes que levassem em conta três critérios na escolha dos congressistas: atuação parlamentar (participação em debates parlamentares, articulações políticas e à apresentação de projetos); idoneidade; e assiduidade, mormente em sessões deliberativas.

Cada jornalista pôde votar em até 15 deputados federais e dez senadores.

Além da "boa iniciativa", os jornalistas foram estimulados a citar os nomes dos parlamentares que, no seu entender, mais se destacaram nas três áreas específicas anteriormente mencionadas: defesa da educação; do meio ambiente; e promoção da justiça e combate à corrupção.

Os cinco mais votados em cada uma dessas áreas serão submetidos à votação dos internautas, que escolherão o vencedor em cada categoria. Na cerimônia de premiação, em 7 de dezembro, também serão distinguidos o senador e o deputado mais votados pelos jornalistas.

Leia mais sobre as edições anteriores.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!