Em virada histórica, Fruet é eleito em Curitiba

Nas pesquisas de primeiro turno, pedetista aparecia em terceiro lugar nas pesquisas. Ele tem uma diferença de aproximadamente 20 pontos contra Ratinho Junior

O ex-deputado Gustavo Fruet (PDT) foi eleito neste domingo, no segundo turno do pleito municipal, prefeito de Curitiba (PR). Com 3,69% a serem apurados, ele já não pode mais ser alcançado por seu adversário na disputa, o deputado Ratinho Junior (PSC). Até o momento, o pedetista teve 60,57% dos votos válidos, contra 39,43% de Ratinho.

Leia tudo sobre as eleições de 2012

Veja as últimas pesquisas em 34 cidades do país

A vitória de Fruet representa uma vitória dos ministros da Comunicação, Paulo Bernardo, e da Casa Civil, Gleisi Hoffman, contra o grupo do governador Beto Richa (PSDB). Hoje no PDT, o ex-deputado saiu do PSDB por não ter espaço para candidatura. Acabou sendo acolhido no PDT por influência do ex-senador Osmar Dias (PDT). Sua candidatura contou com o apoio do PT paranaense.

Até os últimos momentos do primeiro turno, a corrida estava apertada entre Fruet e o atual prefeito, Luciano Ducci (PSB). Eles ficaram praticamente empatados durante toda a apuração. No fim da contagem, o pedetista alcançou o índice de 27,3% dos votos, enquanto o socialista acabou ficando em terceiro lugar, com 26,7%.

Veja o detalhamento das pesquisas em 34 municípios

O crescimento na corrida eleitoral, no entanto, pegou até os institutos de pesquisa de surpresa. Em todas as simulações no primeiro turno, Fruet não aparecia entre os finalistas. Os levantamentos davam como certa uma nova disputa entre Ratinho e Ducci.

Ibope admite erro em Salvador, Curitiba e Manaus

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!