Comissão da Câmara autoriza “café da manhã e da tarde” a convidados

Em 11 minutos de sessão, CTUR aprovou cinco requerimentos. Entre eles, pedido de autorização para realizar reuniões – caracterizadas como "café da manhã e café da tarde" – com autoridades do setor

Em meio às crises política, econômica, legislativa e regimental vividas no Brasil, uma sessão relâmpago da Comissão de Turismo (CTUR) – realizada entre 14h43 e 14h54 da tarde desta quarta-feira (18) – aprovou um requerimento (133/16) de autoria do deputado Herculano Passos (PSD-SP) pedindo a autorização do colegiado para fornecer "café da manhã" ou café da tarde" durante as reuniões fechadas entre membros da comissão e autoridades do setor. Herculano é o presidente da comissão.

Com subscrição do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), a proposta requer lanches nos encontros realizados na sala de reunião do colegiado. O congressista explicou que os membros deverão realizar encontros com autoridades relacionadas ao turismo, entidades que compõem 0 trade turístico e com lideranças partidárias para realizar debates internos.

"Vamos receber convidados com objetivo de discutir os planos de programas de trade na hotelaria, no setor de transportes e agências de viagens. Debater sobre preparativos para as Olimpíadas e os resultados pós-evento. Queremos dar celeridade ao andamento dos projetos de lei relacionados ao turismo, comemorar a semana mundial do turismo, fazer um balanço de 2016 tanto na comissão quanto no ministério. Queremos estabelecer metas a serem cumpridas, e organizar o encerramento dos trabalhos", enfatizou o parlamentar.

De acordo com a assessoria do presidente da CTUR, apesar de a emenda apresentada na reunião da comissão trazer os termos "café da manhã" e "café da tarde", o intuito real do pedido é garantir que as reuniões com as autoridades estejam previstas no regimento e agenda do colegiado.

A sessão desta tarde (quarta, 18) foi presidida por Sérgio Brito (PSD-BA), que votou os requerimentos de forma simbólica já que menos de dez parlamentares estavam presentes no momento da apreciação.

Leia a íntegra do requerimento:

Senhor Presidente,

Nos termos regimentais e, em atendimento ao que preceitua o Ato da Mesa número 33 de 2012, requeiro a este Plenário autorização para realização de café da manhã ou café da tarde, na sala de reuniões deste Colegiado, no decorrer deste ano, com a participação dos membros da Comissão, de autoridades relacionadas ao turismo, de entidades que compõem o trade turístico e de lideranças partidárias, com os seguintes objetivos, dentre outros:

- discutir os planos e programas do trade nas áreas de hotelaria, transportes e agências de viagens e ouvir suas principais demandas;
- debater sobre os preparativos para as Olimpíadas e sobre os resultados pós-Olimpíadas;
- debater e dar celeridade ao andamento dos projetos de lei prioritários relacionados ao turismo;
- comemorar a Semana Mundial do Turismo;- fazer um balanço do ano de 2016 na Comissão de Turismo e no Ministério do Turismo;
- estabelecer quais metas ainda precisam ser cumpridas;- encerramento dos trabalhos do ano de 2016;
- apreciar outras demandas do setor turístico que surjam no decorrer deste ano.

Mais sobre Legislativo em crise

Acesse o requerimento

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!