Em ‘pescaria’, Lula cansa de ouvir Chávez e cai no mar

Fábio Góis 

Há três meses, este site aproveitou um sábado para compartilhar com o caro leitor-internauta um pouco de leveza e humor extraídos do contexto político sul-americano. Registramos aqui o primeiro episódio de “Isla presidencial”, sátira em desenho animado no qual o presidente Lula, depois de naufrágio, bebe e serve caipirinha a companheiros como Hugo Chávez (Venezuela) e Cristina Kirchner (Argentina) – esta, aliás, vista com atenção especial pelo petista-mor no episódio.


Pois neste domingo (30) o Congresso em Foco reverencia os "artistas" do portal humorístico venezuelano El Chiguire Bipolar (“a capivara bipolar”, em tradução ao pé-da-letra) e registra o segundo episódio da saga. Intitulado “La pesca”, o filmete tem início com nove presidentes pescando lado a lado, aninhados em um galho e diante da paisagem paradisíaca do mar. E, como já se prenunciava no primeiro episódio, com um Chávez tagarela a relatar como perdera a virgindade.


“Eu imaginava a coisa de outra maneira”, declara o auto-intitulado líder bolivariano, ao lado do “amante” Evo Morales (Bolívia), que solta um sorrisinho cúmplice. Enquanto isso, os chefes de Estado vão deixando o galho – mas Lula resiste, pescando nos dois sentidos (no não literal, os olhos insistem em fechar diante do tédio ou do sono...). O sol nasce, o dia transcorre, o pôr-do-sol chega e, literalmente babando, Lula despenca no mar – o que não interrompe o “parlatório” de Chávez, fiel ao estilo Fidel Castro.


Eis que surge a lua cheia insinuando um clima romântico ao contemplativo “casal” Chávez e Morales, levando o primeiro a cantar sofrível e entusiasmadamente. E, quando finalmente o venezuelano fisga algo, eis que surge um novo personagem: o presidente norte-americano, Barack Obama, no melhor estilo aborígene. Sobe a música a la Hitchcock, em suspense pastelão. Bem, substituam-se as palavras pelas hilárias cenas do vídeo. Como diz o ditado, uma imagem vale mais...


Confira o episódio “La pesca”:



Continuar lendo