Em notas, Dilma e Lula lamentam morte de Gushiken

Para a presidenta, ex-ministro da Secom partiu como viveu, "com coragem". Já ex-presidente disse que nunca vai esquecer a "contribuição generosa" dele para o país

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula divulgaram na noite desta sexta-feira (13) notas oficiais lamentando a morte do ex-ministro da Secretaria de Comunicação do Governo e Gestão Estratégia Luiz Gushiken. Para a presidenta, Gushiken tinha a capacidade de pensar como o Brasil "poderia ser uma nação mais justa". E destacou que ele partiu como viveu, "com coragem". Já Lula disse nunca esquecer a contribuição do ex-ministro e fundador do PT para a "construção de um Brasil mais justo e solidário". Aos 63 anos, ele não resistiu a um câncer no estômago que enfrentava desde 2002.

A íntegra da nota de Dilma:

A morte de meu amigo Luiz Gushiken é um momento de dor e de reverência. Dor pela ausência que ele fará para todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo, que puderam compartihar da sua sabedoria e capacidade de pensar como o Brasil poderia ser uma nação mais justa para todos.

Reverência pela serenidade como viveu a vida e enfrentou a morte.

Fundador do PT, deputado federal por três legislaturas, meu colega de ministério no governo Lula, Luiz Gushiken partiu como viveu. Com coragem.

Aos familiares e amigos, deixo as minhas condolências e homenagens a este grande brasileiro.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil"

A íntegra da nota de Lula:

"Luiz Gushiken foi um militante político brilhante, um conselheiro, um companheiro e um grande amigo. Um homem íntegro que dedicou sua vida à construção de um Brasil mais justo e solidário. No Sindicato dos Bancários de São Paulo, no Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Constituinte, no governo e em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, a classe trabalhadora e um mundo com mais harmonia e justiça social.

Nunca esqueceremos a contribuição generosa de Gushiken para a construção desse Brasil que sonhamos juntos e que sem ele não seria possível.

Neste momento de dor, queremos nos juntar e prestar nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e todos aqueles que, como nós, só podem agradecer a Deus ter convivido com uma pessoa tão iluminada quanto Luiz Gushiken.

Nossos mais sinceros sentimentos.

Dona Marisa Letícia e Luiz Inácio Lula da Silva"

Luiz Gushiken, ex-ministro de Lula, morre em São Paulo

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!