Em 48 horas, mais de 87 mil votos computados

Sensacional - assim pode ser resumida a disputa pelo primeiro Prêmio Congresso em Foco nos dois primeiros dias de votação. Apenas ontem foram computados mais de 75 mil votos. Até as 6h45 desta sexta-feira, já haviam sido registrados 87.595 votos.

Além da votação pra lá de expressiva, chama a atenção o revezamento entre os parlamentares na liderança da corrida ao troféu. Na maior parte dessa quinta-feira (23), integrantes da oposição apareciam como os mais votados. Os senadores Heloísa Helena (Psol-AL) e Álvaro Dias (PSDB-PR) e os deputados José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) figuraram na ponta até o início da noite.

Ao fim do dia, porém, os petistas reagiram de forma espetacular, assumindo as duas primeiras colocações no Senado e as três primeiras na Câmara. No início desta madrugada, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) retomou a liderança e viu a arrancada do colega Aloizio Mercadante (PT-SP), com votação até então tímida, para a segunda colocação.

Na Câmara, a reação foi ainda maior. José Eduardo Cardozo (PT-SP), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), que não figuravam entre os mais votados até o início da noite de ontem, deixaram o pefelista José Carlos Aleluia, o tucano Gustavo Fruet e a surpreendente Perpétua Almeida (PCdoB-AC) pra trás. A disputa, porém, ainda promete trazer muitas emoções.

Criado para estimular a participação política consciente dos brasileiros e valorizar os parlamentares que se destacam por sua atuação no Parlamento, o Prêmio Congresso em Foco é patrocinado pela Petrobras e pela Brasil Telecom. A solenidade de premiação será realizada no próximo dia 19, e a votação terminará sete dias antes. Podem ser votados 25 deputados e 15 senadores, pré-selecionados a partir de uma enquete feita com jornalistas que cobrem as atividades do Congresso.

Para votar ou acompanhar a votação, clique aqui.

NOTÍCIA PUBLICADA ÀS 6H45

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!