Eleição teve virada em um quarto dos municípios com 2º turno

Dos 57 prefeitos eleitos nesse domingo, 14 passaram à votação final na condição de segundo mais votado no primeiro turno. Principais reviravoltas ocorreram em Minas Gerais

Um em cada quatro candidatos vitoriosos nesse domingo (30) conseguiu reverter o resultado do primeiro turno. Dos 57 prefeitos eleitos, 14 passaram à votação final na condição de segundo mais votado no último dia 2. Entre as 18 capitais, só houve uma virada: Alexandre Kalil (PHS), que recebeu 33,4% dos votos válidos no início do mês, sagrou-se prefeito da capital mineira com 52,9% dos votos válidos, deixando para trás o deputado estadual João Leite (PSDB).

A reviravolta mais impressionante também aconteceu em Minas Gerais. Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, o mais votado no primeiro turno, o prefeito Carlin de Moura (PCdoB), foi "atropelado" pelo tucano Alex de Freitas (PSDB), que teve 72,9% da votação nesse domingo – a maior diferença entre os 114 concorrentes no segundo turno. No dia 2, Alex ficou com 24,7%. Carlin, que teve 27,8% dos votos válidos no primeiro turno, recebeu 27,04% na rodada final.

Em 2012, as viradas foram registradas em 13 das 50 cidades onde houve segundo turno. A inversão de posições alcançou seis das 17 capitais em que os eleitores foram duas vezes às urnas para escolher o seu prefeito.

Veja os candidatos que conseguiram virar a eleição em menos de um mês:

Anápolis (GO) - Roberto do Orion (PTB)

Belo Horizonte (MG) - Alexandre Kalil (PHS)

Canoas (RS) - Busato (PTB)

Cariacica (ES) - Juninho (PPS)

Caruaru (PE) - Raquel Lyra (PSDB)

Caxias do Sul (RS) - Daniel Guerra (PSDB)

Contagem (MG) - Alex de Freitas (PSDB)

Franca (SP) - Gilson de Souza (DEM)

Guarujá (SP) - Dr. Valter Suman (PSB)

Maringá (PR) - Ulisses Maia (PDT)

Olinda (PE) - Professor Lupércio (SD)

Santa Maria (RS) - Pozzobom (PSDB)

Serra (ES) - Audifax (Rede)

Volta Redonda (RJ) - Samuca Silva (PV)

Mais sobre eleições 2016

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!