Eduardo Azeredo: “Não houve mensalão em Minas”

Ex-governador rejeita semelhança entre o caso mineiro e o petista, acusa o PT de tentar desgastá-lo e se diz ofendido com questionamentos. Ouça a entrevista

Governador de Minas Gerais entre 1995 e 1999, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB) diz que não há qualquer semelhança entre o mensalão petista e a denúncia de que sua campanha eleitoral recebeu recursos do empresário Marcos Valério Fernandes, em 1998. Para ele, a expressão “mensalão mineiro” foi cunhada pelo PT para “compensar” o desgaste sofrido pelo partido com as denúncias de Roberto Jefferson. “Isso nunca aconteceu em Minas.”

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sugeriu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene o ex-governador mineiro a 22 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Para Janot, Azeredo era o “maestro” do esquema operado por Marcos Valério Fernandes, o mesmo do mensalão do governo Lula. O deputado diz que é tão inocente quanto o ex-presidente Lula.

Em entrevista à edição de junho e julho da Revista Congresso em Foco, Azeredo negou ter participado da decisão que autorizou o repasse de R$ 3,5 milhões dos cofres de estatais mineiras para a agência de publicidade de Marcos Valério, como patrocínio do Enduro da Independência.

“Não foi da minha alçada. Não tem sentido governador participar de decisão de patrocínio”, disse o deputado na época. “Na campanha, eu estava pedindo votos”, acrescentou. O tucano demonstrou irritação ao ser questionado sobre a existência de repasses de estatais para a campanha, apontada na denúncia do Ministério Público. “Você quer me ofender?”, questionou. “Eu não tive responsabilidade em nada.”

O deputado é autor de um recurso em análise no Supremo que trava o andamento do processo cível sobre o caso, que tramita na corte desde 2003.

Ouça a entrevista concedida em por Eduardo Azeredo à Revista Congresso em Foco:

Outros textos sobre o mensalão mineiro
Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!