Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

Economist: Jean Wyllys entre os 50 mais influentes na defesa da diversidade

Lista da revista inglesa avaliou personalidades públicas de todo o mundo. Deputado foi lembrado pela defesa de direitos da comunidade gay

O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) foi eleito pela revista The Economist como uma das 50 personalidades públicas mais influentes do mundo na defesa da diversidade. De acordo com a organização, a categoria “reconhece as realizações de indivíduos que utilizaram a sua posição na vida pública como ativista, político ou jornalista, para causar impacto em questões de diversidade”.

O parlamentar foi homenageado por “liderar a primeira plataforma eleitoral pelos direitos da comunidade gay no Brasil”. Os organizadores também destacaram a história de vida do deputado fluminense, de origem pobre, que tornou-se professor universitário e ganhou visibilidade ao participar de um reality show.

Pelo twitter, Jean Wyllys agradeceu a premiação. “Devo esse reconhecimento do meu trabalho a vocês. Obrigado por estarem junto comigo!”, escreveu o deputado no microblog.

Entre os premiados também está Maria Aparecida Bento, diretora-executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). “Em um país ainda divido por práticas desiguais de emprego, a estratégia de Bento é expor a discriminação para conquistar a instituição de políticas públicas”, lembra a revista.

Também integram a lista a atriz Angelina Jolie, a ativista Malala Yousufzai, o Príncipe Harry, a pré-candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton, o empresário Bill Gates e o casal Michelle e Barack Obama.

Prêmio Congresso em Foco 2015

Jean Wyllys também foi homenageado em outubro, na nona edição do Prêmio Congresso em Foco. Com 19.809 votos, foi o deputado mais bem avaliado pelo público. Ao receber o prêmio, o deputado destacou que é muito significativo que a população ainda escolha parlamentares que lutam pelos direitos humanos e pelo combate à corrupção, mesmo em cenário político em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é “denunciado formalmente pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção”.

“A partir desses valores passamos uma mensagem positiva sobre a política. A vitória é nossa”, disse ele na ocasião.

Além da premiação na categoria geral, Jean Wyllys também foi o mais votado na categoria “Parlamentares de Futuro”, que homenageou deputados e senadores com menos de 45 anos, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social”, e foi o segundo deputado mais bem avaliado pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

 

Mais sobre Prêmio Congresso em Foco 2015

Continuar lendo