Estamos mudando o site. Participe enviando seus comentários por aqui.

E o melhor senador em 2011 é… Cristovam Buarque

Pelo terceiro ano consecutivo, senador pedetista é o mais votado pelos internautas e fatura a categoria principal do Prêmio Congresso em Foco. Ele também havia sido escolhido como melhor senador pelos jornalistas que participaram da primeira fase de votação

Na sua avaliação, qual foi o melhor senador do ano? Pela quarta vez (terceira consecutiva), os internautas deram a mesma resposta a essa pergunta: foi Cristovam Buarque (PDT-DF). Cristovam acaba de ser anunciado como o melhor senador na festa do Prêmio Congresso em Foco 2011. Ele recebeu 9.963 votos e repetiu a façanha do deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Assim como o deputado fluminense, ele também fez dobradinha pelo segundo ano consecutivo: os dois foram os mais votados pelos jornalistas e pelos internautas em 2010 e 2011.

O prêmio foi entregue a Cristovam pela ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. A ministra e o representante da Petrobras, Fernando Paes de Carvalho, entregaram os troféus aos três senadores mais bem votados pelos internautas. Além de Cristovam, receberam a distinção os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), que obteve 9.021 votos, e Lindbergh Farias (PT-RJ), que ficou com 7.583. Há poucos minutos, Lindbergh havia recebido o prêmio como parlamentar de futuro.

Veja como ficou a classificação na categoria de melhor senador, conforme a votação dos internautas:

Cristovam Buarque  (PDT-DF)    9963 votos
Eduardo Suplicy  (PT-SP)    9021
Lindbergh Farias  (PT-RJ)    7583
Paulo Paim  (PT-RS)    6913
Pedro Simon  (PMDB-RS)    5249
Randolfe Rodrigues  (Psol-AP)    4246
Demóstenes Torres  (DEM-GO)    3970
Ana Amélia  (PP-RS)    3701
Pedro Taques  (PDT-MT)    2940
Rodrigo Rollemberg  (PSB-DF)    2541
Jarbas Vasconcelos  (PMDB-PE)    2460
Total de votos: 58.587

Cristovam

Nascido no Recife, 67 anos, está no segundo mandato no Senado. Engenheiro mecânico, é pós-graduado em Economia pela Universidade de Sorbonne, em Paris, onde se exilou durante a ditadura. Ainda nos anos 1970, foi chefe de projetos para a América Latina no Banco Mundial. De volta ao Brasil em 1979, começou a dar aulas na Universidade de Brasília (UnB), da qual viria a ser reitor.

Elegeu-se governador em 1994. Instituiu o bolsa-escola e uma grande campanha de educação no trânsito. Já senador, foi o primeiro ministro da Educação de Lula, em 2003. Acabou demitido por criticar o governo. Trocou o PT pelo PDT, e pelo novo partido, foi candidato às eleições presidenciais de 2006. Apesar de ser de um partido da base governista, o senador mantém postura de independência em relação ao governo.

Esta é a quinta vez que Cristovam recebe o Prêmio Congresso em Foco. Em 2007, 2009 e 2010, foi o mais votado pelos internautas. Este ano, além de ter sido o senador mais votado pelos jornalistas, também foi selecionado como destaque na Defesa da Democracia.

Prêmio

O Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Continuar lendo