É hoje

Após 21 dias de votação, 5.377.111 votos e uma emocionante disputa pelas primeiras colocações, este site entrega hoje (19) aos melhores parlamentares da atual legislatura o Prêmio Congresso em Foco. A solenidade está marcada para as 17h30 no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara.

Serão homenageados os 40 parlamentares mais atuantes, segundo avaliação feita pelos leitores do Congresso em Foco mediante os nomes pré-selecionados por um grupo de 20 jornalistas que cobrem as atividades da Câmara e do Senado.

Os três mais votados em cada Casa vão receber troféus feitos pela artista plástica Suzana Gouveia. Premiação que será compartilhada pelos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jefferson Peres (PDT-AM) e pelos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e José Eduardo Cardozo (PT-SP). Os troféus têm 20 cm cada e foram feitos em fundição artística de bronze com base de granito negro.

Reconhecimento

Os parlamentares que ficaram entre a quarta e a décima posições em cada Casa receberão placas alusivas ao prêmio, com a respectiva colocação. No Senado, são eles: Pedro Simon (PMDB-RS), Heloísa Helena (Psol-AL), José Agripino Maia (PFL-RN), Osmar Dias (PDT-PR), José Jorge (PFL-PE), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Aloizio Mercadante (PT-SP). Na Câmara: José Carlos Aleluia (PFL-BA), Alberto Goldman (PSDB-SP), Roberto Freire (PPS-PE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Denise Frossard (PPS-RJ), Rafael Guerra (PSDB-MG) e Sigmaringa Seixas (PT-DF).

Todos os 25 deputados federais e 15 senadores que participaram da enquete (veja a votação final) receberão certificados. O deputado Paulo Afonso (PMDB-SC) também será homenageado por ter sido o mais assíduo parlamentar da atual legislatura.

Entre os convidados para a entrega dos prêmios, estão os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busatto, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço. Também participam da premiação representantes da Brasil Telecom, da Petrobras do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entre outros.

Acompanhando de perto

Promovido por este site, com o patrocínio da Brasil Telecom e da Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco procura incentivar os brasileiros a acompanharem o desempenho dos parlamentares federais, valorizando aqueles que são percebidos como os melhores representantes da população no Parlamento.

O objetivo é estimular a participação política dos cidadãos e a vigilância sobre o Legislativo, além de combater o mito de que “todos os políticos são iguais”. A pretensão, no fundo, é de mostrar que melhorar a qualidade da representação parlamentar pode não ser um sonho impossível se os eleitores aguçarem suas percepções sobre quem faz o quê no Congresso.

Motivação

Vencedor do Prêmio Congresso em Foco no Senado, o senador Alvaro Dias elogiou ontem a iniciativa deste site. Em discurso na tribuna da Casa, o parlamentar parabenizou o deputado Fernando Gabeira, o mais votado na Câmara, e os senadores Eduardo Suplicy e Jefferson Peres, que ficaram com o segundo e o terceiro lugar no Senado.

O tucano ressaltou ainda que o mais importante em iniciativas como o prêmio não é a votação obtida pelos concorrentes, mas a oportunidade de mostrar que existem bons quadros no Congresso. “São ações como esta que motivam os parlamentares a desempenharem um bom papel em plenário”, avaliou.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!