DJs Barata e Pezão comandarão a festa do Prêmio Congresso em Foco

Organizadores da festa Criolina serão responsáveis por animar a festa de premiação dos melhores parlamentares do ano. Para Barata, prêmio é oportunidade para ampliar diálogos do setor cultural com deputados e senadores. "Só o som salva", diz ele

Conhecidos em Brasília por levar centenas de pessoas às pistas de dança todas as segundas-feiras, os DJs Pezão e Barata sacudirão alguns dos melhores parlamentares do país, entre outros convidados, nesta quinta-feira (26). Eles serão os responsáveis por comandar a pista de dança do Prêmio Congresso em Foco 2013.

Pela segunda vez no evento, Rodrigo Tavares, conhecido como DJ Barata, acredita que o contato com políticos é a chance de levar os problemas do setor ao conhecimento de quem pode legislar a favor dos produtores culturais em todo o país. "A gente tem uma frase que é 'só o som salva'. Isso significa que acreditamos no poder transformador da cultura. Todos os países que se dedicaram a investir na área se destacam. Priorizar a cultura permite um desenvolvimento de diversos setores que vão além da área cultural", afirmou Barata ao Congresso em Foco.

Para ele, o diálogo político sobre o tema ainda é restrito e precisa ser ampliado para que mais segmentos da sociedade possam participar das decisões importantes para o país. "É preciso escutar quem produz arte, quem gera conteúdo. E os políticos estão percebendo isso porque temos os olhos do mundo virados para cá agora", disse.

Barata acredita que o Prêmio Congresso em Foco é um bom instrumento para mostrar ao eleitor quem de fato leva a política a sério. "A gente fica sabendo do que acontece de ruim, mas sabemos que tem gente boa sim. É importante pontuar quem é o cara que merece o prêmio. O prêmio estimula o eleitorado", afirmou.

Por sua atuação na cena cultural brasiliense, Barata contou que já foi convidado por diversos partidos para disputar algum cargo eletivo. Mas nunca aceitou. Para ele, quem se incomoda com a atual situação política brasileira precisa, sim, se engajar para conseguir mudar o país.

Criolina

Fundador da festa Criolina, Barata cresceu na cena brasiliense e hoje comanda diversos projetos culturais junto com os DJs Pezão e Oops. "Começamos com a festa, mas hoje funcionamos mais como uma produtora multimídia. Temos um canal de vídeos no Youtube, uma produtora de design, temos o Aparelhinho, nosso bloco de carnaval, e por aí vai". Em janeiro, a festa Criolina, promovida toda segunda-feira em Brasília, completará nove anos.

E para o prêmio, Barata já avisa os convidados: podem se preparar para uma boa mistura de músicas gringas e sons bem brasileiros."Mas claro que haverá surpresas. Tudo depende de como o público reagirá ao que apresentarmos".

O prêmio

Em sua oitava edição, o Prêmio Congresso em Foco é um convite ao acompanhamento da atuação parlamentar e ao reconhecimento dos deputados e senadores que, na avaliação da sociedade, melhor representam a população no Congresso. Os nomes de todos os premiados e sua classificação final serão conhecidos na festa desta quinta-feira (26), no Unique Palace, em Brasília.

A maioria dos premiados já é conhecida há dois meses. São os 41 deputados e senadores mais bem avaliados por 166 jornalistas que cobrem o Congresso e que participaram da primeira fase da votação, no final de junho, com o acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Na segunda fase, entre 9 de julho e 9 de setembro, a população votou tanto para definir a ordem de classificação dos premiados quanto para acrescentar mais um nome em cada um das categorias do prêmio.

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), da ONG carioca A Voz do Cidadão, da Agência Radioweb e do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Veja também:

Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje

Fiscais propõem mudança na distribuição do ICMS

Outras informações sobre o prêmio

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!