Dividido, Psol lança Plínio de Arruda Sampaio à Presidência

Edson Sardinha
O Psol oficializou hoje (30) a candidatura do advogado Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República. A presidente do partido, a ex-senadora Heloísa Helena, não compareceu à convenção, realizada em São Paulo. Além dos parlamentares do Psol, participaram do ato intelectuais e lideranças religiosas e de movimentos sociais. 
 
Em seu discurso, Plínio defendeu prioridade para a implantação da reforma agrária e a estatização da educação e da saúde. Segundo ele, sua candidatura faz contraponto à de José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). “Eles defendem a mesma ordem econômica”, afirmou. Ex-deputado federal pelo PT, Plínio disse que seu ex-partido deixou de ser instrumento de transformação e se tornou uma legenda da “ordem”. 

Plínio evitou fazer críticas à presidente do partido, que defendia o apoio à candidatura de Marina Silva. Segundo ele, Heloísa Helena o avisou que não iria à convenção para evitar maior “exposição” do conflito deflagrado com as declarações dela de apoio a Marina. O advogado disse que a vereadora de Maceió ressaltou que votará nele em outubro.

Em abril, nas prévias, ele derrotou o engenheiro Martiniano Cavalcante, ex-assessor e candidato de Heloísa Helena. O grupo ligado à ex-senadora criticou a condução do processo eleitoral interno pelos defensores da candidatura de Plínio.  

Os deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Chico Alencar (Psol-RJ) brincaram com um dos sobrenomes do candidato do Psol. “Este é o Arruda do bem, e não o Arruda do DEM”, disse Chico, em alusão ao ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. “Este é o Arruda de quem a gente tem orgulho”, afirmou o deputado paulista.

Entre os presentes à convenção estavam o geógrafo Aziz Ab'Saber, o cientista político Chico Oliveira, o filósofo Paulo Arantes, o bispo emérito de Goiás, Dom Tomaz Balduíno e o cineasta Silvio Tendler. O bispo Luiz Flávio Cappio, que fez greve de fome contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, enviou uma carta de apoio ao candidato do Psol.
 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!