Dilma supera Lula como cabo eleitoral

Dilma supera Lula
Uma pesquisa do Ibope mostrada ao PMDB traz revelação bombástica para o PT. Pela primeira vez, a presidente Dilma Rousseff supera o ex-presidente Lula como puxadora de votos na capital paulista. O índice dos que votariam num candidato de Lula bate 40%, e chega a 36% quando se pergunta sobre nome apoiado por Dilma. Mas o fator rejeição muda o cenário a favor dela. ‘Não votaria de jeito nenhum num candidato apoiado por Lula’ passa de 20%. Os que rejeitam um nome ligado a Dilma não passam de 10%.

Ricardo Stuckert

Nova identidade
Secretário-geral do PT, Elói Pietá, que tem outra pesquisa, explica: ‘Lula veio da classe operária, Dilma da classe média’. Ou seja, ela conquistou a classe que ignorava o ex.

Alerta vermelho
Mas outra sondagem do PT traz alerta para o partido. Os prefeitos petistas estão meio a meio. O índice de ótimo/bom das gestões é similar aos números da rejeição.

Retorno
Depois de um ostracismo forçado, o ex-ministro do Esporte Orlando Silva será candidato a vereador em São Paulo.

Crise existencial
Eduardo Braga (PMDB), líder do governo no Congresso, prometeu ao governador Omar Aziz (AM) responder até terça se sai candidato em Manaus. Está entre continuar líder e sonhar com a presidência do Senado, ou aceitar pressão dos aliados locais, que o querem candidato. Do contrário, o tiram das negociações para sucessão ao governo.

Eu & você, você x eu
Aliados, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) e o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) chegaram a fazer caminhada juntos em Manaus, indicando aliança. Agora, saem candidatos cada um por si.

Tratorado
Leodegar Kistoski foi tratorado pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Gravou entrevista para TV na quinta como secretário nacional de Saneamento. Ontem, soube que perdeu o cargo. O nome do substituto já estava no Diário Oficial.

Na prática
É que Paulo Maluf, do PP, emplacou apadrinhado no lugar de Leodegar. Em troca, o PP de Maluf apoiará Haddad, o candidato do PT em São Paulo.

Recado dado
O senador Eunício Oliveira, presidente do PMDB cearense, desmente boatos: não haverá intervenção nacional na aliança PMDB-PSB para a prefeitura.

“Corno responsável”
A pressa dá nisso. Portaria 1.147 de segunda, do Ministério da Justiça, traz no Diário Oficial a promoção de Luiz Otávio Tavares ‘corno responsável’ pelo Cadastro Nacional. A retificação veio na edição seguinte.

Na trave
Na reunião de Dilma com governadores, o do Amazonas, Omar Aziz, brincou sobre a crise. Como os espanhóis estão num aperto, seria bom o governo ajudar a trazer o craque Lionel Messi para o seu Botafogo. Poucos riram.

Coincidência
A bela Paris tem 6 mil restaurantes (!). Fica difícil de acreditar que dois parlamentares, membros da CPI do Cachoeira, se encontraram por acaso com o dono da Delta, Fernando Cavendish, na Semana Santa, pouco antes de a CPI ser aberta.

Mistério
São eles o deputado Maurício Quintela e o senador Ciro Nogueira. Não se sabe em qual restaurante foi. Na Av. Montaige, citada por eles, a coluna encontrou os badalados La Maison Blanche, Alain Ducasse, o mais caro de Paris, Le Relais Plaza e L’Avenue.

Aliás
Foi no L’Avenue, muito visitado por brasileiros, que o secretário de Trabalho do governo do Rio, Sergio Zveiter, foi visto almoçando dia 28 de maio.

Pescou
Tão logo assumiu há dois meses o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, elaborou cem perguntas sobre a pasta para funcionários responderem. Virou um livrinho.

Ponto final
‘Essa é a hora fundamental para investimento público e consumo’
Presidente Dilma, para governadores

 

Com Gilmar Correa e Marcos Seabra

contato@colunaesplanada.com.br . www.colunaesplanada.com.br . Twitter @leandromazzini

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!