Dilma quer “entendimento” sobre royalties do pré-sal

A pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, disse que os recursos dos royalties do pré-sal devem ser distribuídos com os municípios. Dilma, assim com os outros dois pré-candidatos, participou da 13ª Marcha dos Prefeitos nesta quarta-feira em Brasília. 

A ex-ministra da Casa Civil, defendeu o "entendimento" para mudar a regras de repasses do setor, mas afirmou que os prefeitos precisam considerar mais a partilha dos recursos do que a divisão dos royalties.   


“Acho que devemos buscar um entendimento. Há esse pleito legítimo dos municípios de distribuição, mas há a determinação constitucional que estabelece recursos para os estados produtores", disse Dilma. "Não estou desfazendo dos royalties. Acho importantíssimo que os prefeitos recebam. Mas jamais descuidem de olhar a receita da partilha", completou a pré-candidata do PT.


Ainda sobre aumento de recursos no próximo governo para áreas essenciais, a petista assumiu compromisso de lutar por mais recursos para a saúde, mas fez questão de, novamente, pontuar as perdas do governo com o fim da CPMF. "Sabemos perfeitamente que houve perda de R$ 40 bi quando a CPMF foi extinta".
 
Dilma rebateu Serra ao defender a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que diminuíram o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o pré-candidato do PSDB, o governo faz com a medida "bondade com chapéu alheio". "Sou a favor do diálogo para discutir, justamente, o chapéu", afirmou Dilma.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!