Dilma parabeniza melhor desempenho em paraolimpíadas

“Nós nos orgulhamos de todos vocês, atletas brasileiros nos Jogos Paraolímpicos”

A exemplo do que fez, em julho, por ocasião das primeiras conquistas olímpicas em Londres, bem como ao final da competição, a presidenta Dilma Rousseff divulgou nota neste domingo (9) por meio da qual parabeniza os “valorosos atletas” paraolímpicos do Brasil, responsáveis pela melhor performance brasileira na história do evento, encerrado hoje. Ao todo, foram 43 medalhas das quais 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze, o que valeu a “inédita sétima colocação” no quadro geral de medalhas, como lembra a nota.

Dilma festeja primeiras medalhas do Brasil em Londres

“A vitória inédita de Tito Sena, na maratona na manhã de hoje; as 6 medalhas de ouro do nadador Daniel Dias; e o pódio triplo brasileiro nos 100 metros rasos com Terezinha Guilhermina, Jerusa Santos e Jhulia Karol são algumas das conquistas que nos orgulharam em Londres. Importante dizer, porém, que cada um dos nossos atletas paralímpicos que estão em Londres, tendo conquistado ou não medalhas, representa uma história pessoal de luta e superação, exemplo para toda a nossa Nação”, destaca trecho da nota assinada pela presidenta, que não deixa de exaltar, como fez naquela outras notas, as políticas de incentivo ao esporte executadas pelo governo federal.

A reverência da presidenta se justifica: para efeito de comparação, e guardadas as diferenças e condições de competição, os atletas olímpicos brasileiros ganharam, ao todo, 17 medalhas em Londres-2012, assegurando ao país a 22ª colocação no quadro final de medalhas. Foram apenas 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze.

Confira a íntegra da nota presidencial:

“Nota Oficial da Presidenta da República, Dilma Rousseff

Em nome de todos os brasileiros, quero cumprimentar os valorosos atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres, encerrados neste domingo. Graças à sua força, garra e capacidade de superar limites, alcançamos uma inédita sétima colocação, com a conquista de 43 medalhas - 21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze.

A vitória inédita de Tito Sena, na maratona na manhã de hoje; as 6 medalhas de ouro do nadador Daniel Dias; e o pódio triplo brasileiro nos 100 metros rasos com Terezinha Guilhermina, Jerusa Santos e Jhulia Karol são algumas das conquistas que nos orgulharam em Londres.

Importante dizer, porém, que cada um dos nossos atletas paralímpicos que estão em Londres, tendo conquistado ou não medalhas, representa uma história pessoal de luta e superação, exemplo para toda a nossa Nação.

É também com imensa satisfação que vejo nessa Paralimpíada os frutos do suporte do Governo brasileiro aos nossos esportistas por meio do Bolsa Atleta. O programa apoia 156 dos 182 atletas da nossa delegação, muitos deles voltando de Londres vitoriosos com suas medalhas. O governo brasileiro intensificará o apoio a seus atletas para que um número cada vez maior deles tenha condições de treinar e se dedicar ao esporte.

Nós nos orgulhamos de todos vocês, atletas brasileiros nos Jogos Paraolímpicos.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!