Dilma ganha eleição para prefeita no interior de São Paulo

Dilma Cunha da Silva é uma professora do ensino médio de 64 anos, mas a partir de hoje ganha um up grade no currículo. Curiosamente, levando para a Prefeitura de Cássia dos Coqueiros os “nomes” de dois conhecidos inimigos políticos

Com 1.520 votos, a professora Dilma Cunha da Silva – ou apenas Professora Dilma (PMDB), seu nome eleitoral – derrotou a oponente petebista Rosa do Lourenço (808 votos) neste domingo (2) e se elegeu prefeita da pequena Cássia dos Coqueiros, município de São Paulo com cerca de 3 mil eleitores, a cerca de 80 km de Ribeirão Preto (SP). Como o Congresso em Foco mostrou ontem (sábado, 1º/out), Dilma Cunha, uma professora do ensino médio de 64 anos, traz em seu nome e sobrenome a curiosa alusão a dois inimigos políticos, ambos cassados recentemente: a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na reportagem mencionada, este site mostrou uma curiosidade que se repetiu em outros 56 municípios de 17 estados brasileiros: apenas mulheres na disputa para prefeituras. Em alguns dos estados, na verdade, nem disputa houve: só há uma candidata na respectiva corrida eleitoral. É o caso de Jati (CE), Axixá (MA), Lucrécia (RN) e Nova Granada (SP), onde a votação foi apenas uma formalidade.

Em São Paulo, além de Cássia dos Coqueiros – agora sob nova direção, a cargo de Dilma Cunha da Silva –, outras seis cidades viveram a mesma situação: Alto Alegre, São João de Iracema, Barão de Antonina, Magda, Nova Granada e Ocauçu. Os outros municípios que tiveram apenas candidaturas femininas se espalham pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Das 108 candidatas que travaram esse duelo à parte, 22 concorreram à reeleição.

 

Veja também:

Dilma Cunha da Silva e mais de 100 mulheres disputam eleição só entre elas

 

Mais sobre as eleições 2016

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!