Dilma discute detalhes da reforma administrativa com ministros

Governo pretende anunciar nos próximos dias redução no número de dez ministérios. Grupo acerta mudanças nas propostas do ajuste fiscal que serão enviadas ao Congresso

A presidente Dilma Rousseff discute, neste sábado (19), detalhes da reforma administrativa que pretende anunciar na próxima semana. Dilma reuniu, no Palácio da Alvorada, os ministros Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Valdir Simão (Controladoria-Geral da União) em busca de alternativas para reduzir gastos de custeio da máquina federal. Além da reforma administrativa, eles procurar acertar as últimas mudanças nas propostas do pacote de ajuste fiscal que serão enviadas ao Congresso Nacional.  Anunciadas na segunda-feira (14), as medidas são consideradas essenciais pelo governo para reduzir despesas, aumentar a arrecadação e reequilibrar as contas públicas.

O grupo deve voltar a se reunir neste domingo para definir o corte no número de ministérios. A expectativa é que dez das 39 pastas sejam extintas e incorporadas a outras. O governo se debruça sobre um estudo que aponta a estrutura física e de funcionários de cada ministério, além da importância estratégia de cada um deles. Em viagem ao Rio de Janeiro, o ministro da Fazenda, Joaquim Ley, não participou do encontro deste sábado.

Mais sobre ajuste fiscal

Mais sobre economia brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!