Dilma: ‘Devemos repudiar os que querem sempre o desastre’; veja o vídeo

“Devemos repudiar estes que querem sempre a catástrofe. Este é um país democrático que conquistou com muito esforço a democracia”, discursou, ao visitar obras de ferrovia no Piauí

Em evento com representantes de movimentos sociais no Piauí, a presidenta Dilma Rousseff fez uma menção indireta à oposição e declarou, nesta sexta-feira (11), que aqueles que torcem pelo pior devem ser repudiados. Em cerca de meia hora de discurso, a petista disse que a sociedade deve rejeitar a postura de quem quer “sempre a catástrofe” (assista abaixo ao vídeo com a íntegra do discurso).

 

“Nós devemos repudiar estes que querem sempre o desastre, sempre a catástrofe. Este é um país democrático que conquistou com muito esforço a democracia”, discursou, em fala pontuada por referências às garantias democráticas. Dilma foi ao Piauí visitar as obras da Ferrovia Transnordestina, em uma tentativa de se descolar, por meio de uma agenda positiva, do momento político-econômico conturbado – nesse sentido, Dilma parece seguir os conselhos dados no início de julho pelo ex-presidente Lula, sobre a necessidade de sair às ruas e ouvir o povo.

 

O discurso de Dilma foi proferido na esteira da repercussão sobre o rebaixamento do grau de investimento do Brasil, por parte da agência Standard & Poor’s – fato explorado pela oposição desde o anúncio do revés econômico, na última quarta-feira (9). Derrotado pela petista nas urnas, em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) personificou o conjunto de críticas oposicionista.

Por meio de nota divulgada no dia em que o rebaixamento foi anunciado, o tucano disse que “o cenário é ainda mais grave porque estamos em um governo no qual a presidente terceirizou a sua política econômica”. “Um governo que não tem hoje uma base política com força para aprovar reformas estruturais e um governo que não tem sequer um plano de governo. Infelizmente, a perda do grau de investimento do Brasil e a perspectiva de revisão negativa nos próximos doze meses mostram que o governo da presidente Dilma acabou”, fustigou Aécio.

Para Dilma, a oposição joga contra a própria sociedade. “Vivemos em uma democracia. Enfrentamos hoje um momento em que muita gente considera que, quanto pior, melhor. Quanto pior, melhor para uma minoria. Quanto pior, pior para o conjunto da população”, acrescentou a petista.

Mais sobre crise econômica

Mais sobre economia brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!