Deputados favoráveis ao impeachment somam 261 votos, diz jornal

Os parlamentares contrários ao processo somam 117 votos, 55 estão indecisos ou preferem esperar a orientação partidária, nove preferiram não se manifestar e 71 parlamentares de 15 partidos não foram localizados

Levantamento realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo mostra que 261 deputados se declararam a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Os contrários somam 117 votos, 55 estão indecisos ou preferem esperar a orientação partidária, nove preferiram não se manifestar e 71 parlamentares de 15 partidos não foram localizados. O resultado evidencia que o grupo dos indecisos e dos que preferiram não comentar sobre o assunto está no centro da disputa entre os setores opostos da Casa.

Para dar andamento ao processo de impeachment são necessários 2/3 dos votos do Plenário da Câmara, ou seja, 342 deputados. Segundo o placar, é preciso que pelo menos mais 81 deputados se posicionem a favor da saída de Dilma do Palácio do Planalto. Por outro lado, para barrar o processo o governo precisa contar com o apoio de 171 deputados, ou seja, ainda precisa de pelo menos mais 54 votos a seu favor. O levantamento garantiu o sigilo dos nomes dos deputados e se concentrou em partidos que não compõem o núcleo duro nem do governo (PT e PCdoB) nem da oposição (PSDB,DEM, SD e PPS)

Toda essa disputa vem envolvendo negociações de ambas as partes em ritmo acelerado, uma vez que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) quer realizar a votação do impeachment em plenário daqui a duas semanas, no domingo (17). O objetivo é facilitar a organização de uma manifestação em torno do prédio do Congresso para pressionar os deputados a aprovarem o início do julgamento da presidente.

Enquanto isso, o governo corre contra o tempo e busca fortalecer sua base aliada oferecendo cargos até então ocupados pelo PMDB, que oficializou o rompimento na última terça-feira (29). Apesar disso, a própria sigla não é unânime em relação ao impeachment de Dilma: dos 67 deputados, 34 declararam ser a favor da abertura do processo, 5 são contra, 11 estão indecisos e 17 não foram localizados.

Veja a reportagem completa no jornal O Estado de S.Paulo

Mais sobre impeachment

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!