Deputado PhD em Economia é o novo colunista do Congresso em Foco

Em sua estreia, Cláudio Puty, do PT do Pará, critica a omissão da Câmara na discussão do FPE

Um dos principais formuladores econômicos da bancada do PT na Câmara, o deputado Cláudio Puty (PT-PA) é o mais novo colunista do Congresso em Foco. O deputado, de 42 anos, exerce o seu primeiro mandato parlamentar com desenvoltura de veterano. Já presidiu a Comissão de Finanças e Tributação, uma das mais poderosas da Câmara, e a CPI do Trabalho Escravo.

Cláudio Puty é Ph.D. em Economia pela New School for Social Research, nos Estados Unidos, e tem mestrado pela University of Tsukuba, do Japão. É economista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é professor desde 1995.

Integrante da Democracia Socialista (DS), uma das tendências internas do PT, Puty começou sua militância política no movimento estudantil. Antes de chegar ao Congresso, em fevereiro de 2011, foi chefe da Casa Civil da ex-governadora Ana Júlia (PT) no Pará.

O deputado atua na Comissão Mista de Orçamento como vice-líder do governo no Congresso Nacional. Em 2012, foi indicado pelos jornalistas que cobrem a Câmara e o Senado como um dos parlamentares que mais se destacaram na defesa do desenvolvimento econômico, uma das categorias do Prêmio Congresso em Foco.

Em sua coluna de estreia, Cláudio Puty critica a Câmara por ter rejeitado a proposta que estabelece novos critérios para o cálculo dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Mas diz que a Casa tem nova chance de se redimir, nos próximos dias, acolhendo o projeto aprovado esta semana pelo Senado. Com isso, destaca o deputado, o Congresso evitará o vexame de, mais uma vez, permitir que o Judiciário interfira em assuntos legislativos por causa da omissão dos parlamentares.

Leia a coluna de estreia de Puty

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!