Deputado Juarezão é eleito vice-presidente da Câmara Legislativa

Com 14 votos e dez ausências, deputados distritais elegem parlamentar do PSB - mesmo partido do governador - para ocupar o lugar deixado por Liliane Roriz (PTB)

Com 14 votos favoráveis e 10 ausências, o plenário da Câmara Legislativa elegeu em sessão extraordinária nesta segunda-feira (22) o deputado distrital Juarezão (PSB) vice-presidente da Casa. O parlamentar assume a cadeira deixada por Liliane Roriz (PTB), que renunciou ao cargo na semana passada depois de divulgar gravações envolvendo seus colegas em suspeita de participação em esquema de corrupção.

Juarezão contou com o apoio do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e também de Agaciel Maia (PR), favorito para ser o próximo presidente do Legislativo Local. Agaciel, por sua vez, explicou que a escolha de Juarezão obedece ao mesmo critério de proporcionalidade da eleição para a atual Mesa Diretora, em janeiro do ano passado, sendo que o distrital integrava o mesmo bloco da deputada que renunciou ao cargo.

Logo após a eleição, o novo vice-presidente manifestou apoio às investigações do Ministério Público sobre o suposto desvio de dinheiro da Saúde para pagamento de propina a parlamentares. No entanto, Juarezão disse que discorda da hipótese de afastamento da atual Mesa Diretora durante o processo de investigação. "É preciso apurar antes de atacar", argumentou.

A bancada do PT não participou da eleição e divulgou nota pública, na qual justificou que não era "contra ou a favor deste ou daquele candidato, mas de não ver legitimidade na condução do processo pela atual Mesa Diretora". Segundo o líder do PT, Wasny de Roure, o partido entende que o momento atual "constrangedor" não era o ideal para a realização de nova eleição para a composição da Mesa Diretora.

Joe Valle

Durante a sessão extraordinária, foi anunciado o retorno à Casa do deputado Joe Valle (PDT), que ocupava a Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos desde outubro de 2015. Como o regresso de Joe, deixa o cargo de deputado o suplente Roosevelt Vilella (PSB).

Com informações da Agência CLDF

Mais sobre o Distrito Federal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!