Depois de naufrágio, Lula bebe e serve caipirinha em “Isla presidencial”

Fábio Góis 

Imagine um passeio de barco promovido pelo presidente Lula – que, aliás, serve caipirinha na ocasião para os colegas –, com 12 chefes de Estado, ao final da 74ª Cúpula Ibero-Americana. Agora imagine o naufrágio de tal barco e, no melhor estilo da série de TV Lost, nomes como Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Cristina Kirchner (Argentina) serem obrigados a se refugiar numa ilha deserta...

Uma vez na ilha, Lula demonstra todo seu espírito brazuca ao minimizar a desdita com doses de caipirinha e apreciar, digamos, os predicados estéticos da colega argentina. A situação surreal é o que se vê no primeiro episódio da série de desenho animado levada ao público pelo portal humorístico venezuelano “El Chiguire Bipolar” – “a capivara bipolar”, na tradução ao pé da letra. Entregues ao sabor das circunstâncias, os presidentes se vêem “sem comida, sem refúgio e sem poder”. Não é preciso lembrar que muita gente ia gostar da desventura...


Assista ao primeiro episódio:





A propósito, na primeira cena aparece o restaurante “Che Hugo”, com o seguinte prato do dia no cardápio: “Aguila calva”. Seria uma alusão à “águia anti-imperialista” Fidel Castro? 


Por motivos quase óbvios, o alvo principal do site de humor é mesmo o presidente venezuelano – que, na animação, não faz nada, vive dando ordens e ainda protagoniza um ardente romance com o índio Morales! Aliás, uma discussão entre Chávez e o “americanizado” Álvaro Uribe (Colômbia) sobre qual trajetória deveria seguir o barco (esquerda ou direita?) foi o motivo do acidente – a referência cinematográfica fica por conta do nome da embarcação de Lula, “Chitaniqui II”, sarcasticamente pintado com as cores dos Estados Unidos. Ao timão (sem trocadilhos futebolísticos), Lula não segura a onda e colide com uma pedra gigantesca.


Juan Andrés Ravell, um dos roteiristas, disse que outro hilário personagem está por vir nos próximos episódios – não foi incluído no primeiro porque o projeto foi finalizado antes da sua eleição: o ex-bispo e atual presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que ganhou fama mundial depois de seguidos casos de filhos espalhados pelo país vizinho. Segundo Ravell, Lugo terá uma chegada triunfal e “ainda terá muitos filhos na ilha”. Cristina ou Michele Bachelet (presidente do Chile), qual das duas se habilitaria?


Veja nos próximos capítulos da saga...

Continuar lendo