Delação premiada em que Lula é citado chega ao STF

Depoimento do dono da UTC, Ricardo Pessoa, em que ele relata suposta participação do ex-presidente na Operação Lava Jato está nas mãos do ministro Teori Zavascki

O trecho em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado na delação premiada do dono da UTC, Ricardo Pessoa, por suposto envolvimento no esquema da Operação Lava Jato, já está no Supremo Tribunal Federal (STF). O depoimento foi encaminhado nesta semana ao ministro Teori Zavascki pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, conforme informações da Folha de S. Paulo.

De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bérgamo, Zavascki ainda decidirá se enviará os dados para análise do juiz Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância, ou se manterá a investigação no âmbito do STF. O ministro pediu mais informações à Janot sobre a suposta participação do ex-presidente no esquema de desvios de recursos da Petrobras.

Lula tem sido apontado como “lobista” de empreiteiras ligadas à Lava Jato, como a Odebrecht, por exemplo. O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal chegou a instaurar um procedimento investigatório prévio contra o ex-presidente por suposto crime de tráfico de influência após operações da empresa no exterior.

 

Veja a matéria completa

Mais sobre Operação Lava Jato

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!