Decisão do PMDB de manter direitos políticos de Dilma afasta o PSDB do governo Temer

Tucanos e DEM estudam deixar formalmente a base de apoio ao Palácio do Planalto em retaliação à decisão de aliados

A decisão dos senadores de manter os direitos políticos da presidente afastada Dilma Rousseff causou indignação do líder do governo no Senado, Aluizio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e em toda a bancada tucana no Senado. Ele não antecipou, mas já discute com a direção do partido e a liderança da bancada na Casa a sua saída do cargo de representante do governo do presidente agora definitivo Michel Temer. O DEM também foi contra a solução e ameaça romper a aliança com o PMDB.

O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), classificou de “traição política” do PMDB que apoiou a manutenção dos direitos políticos de Dilma. “Foi uma grande traição conosco, tomaram esta decisão e nem nos avisaram”, disse Cunha Lima. O líder se manifestou durante a sessão de votação desta quarta-feira (31) e argumentou que a solução proposta rasga a Constituição.

Ao contrário do líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), que anunciou a intenção de questionar a decisão tomada pelo Senado ao STF, Cunha Lima disse que não vê possibilidade jurídica do recurso. “Se questionarmos uma decisão alguém pode questionar a outra, de cassar o mandato da presidente”, disse o senador. A bancada de senadores do PSDB vai discutir formalmente a posição do partido, de agora em diante, em relação ao governo.

Cunha Lima também reclamou que apenas dois senadores encaminharam contra a decisão de manter os direitos políticos da presidente afastada, enquanto que a tese a favor foi defendida por três parlamentares, inclusive o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que fez um encaminhamento à parte.

“Ele extrapolou o regimento”, reclamou o tucano.

Senado cassa Dilma, mas garante à ex-presidente o direito de ocupar cargo público

Cassação da Dilma: veja como os senadores votaram

 

Mais sobre impeachment

Mais sobre crise brasileira

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!