De Chico Buarque a Sarkozy, Lula recebe afagos em momento de tensão

Sob pressão desde que investigações avançaram sobre seus familiares e amigos, o ex-presidente é homenageado por artistas, esportistas, políticos e lideranças sociais em razão de seu aniversário de 70 anos. Depoimentos sugerem solidariedade e até volta ao Planalto

Pressionado por investigações que respingam em seus familiares e amigos, o ex-presidente Lula recebeu homenagens de diversas personalidades públicas, nesta terça-feira (27), dia em que completa 70 anos de idade. Desde ontem à tarde, o Facebook de Lula é alimentado por sua assessoria com uma série de vídeos com depoimentos que destacam a biografia do ex-presidente e até sugerem seu retorno à Presidência da República.

O cantor e compositor Chico Buarque fez breve alusão às acusações feitas contra o petista. “Meu querido Lula, bem-vindo aos setentinha. Receba minha solidariedade não só pelos 70 anos, mas por tudo o que você vem enfrentando. Estou com você como sempre. Parabéns e um grande abraço”, declarou em vídeo.

Chico Buarque manda seus parabens a Lula

#Lula70"Lula, bem-vindo ao setentinha. Estou com você, como sempre."Também nos "setentinha", o cantor e compositor Chico Buarque foi uma das personalidades que enviou sua mensagem de parabéns ao ex-presidente Lula.

Posted by Lula on Terça, 27 de outubro de 2015

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy disse que Lula foi o grande responsável pela maior aproximação política entre os dois países nos últimos anos. “Você é um grande líder, não só para o Brasil, mas também quando o mundo conheceu a crise terrível de 2008 a 2010, porque você encarnou a ideia de mudança”, afirmou. Sarkozy sugeriu que os dois poderão voltar ao comando de seus países em breve. “E se você voltar amanhã à vida política, então, talvez, teremos a oportunidade de voltar a trabalhar juntos”, acrescentou.

Nicolás Sarkozy deseja feliz aniversário a Lula

#Lula70"Viva o Brasil! Viva a França!"Nicolas Sarkozy, ex-presidente da França, elogiou a liderança internacional de Lula e as boas relações com o Brasil ao desejar-lhe feliz aniversário.

Posted by Lula on Terça, 27 de outubro de 2015

A presidente Dilma também destacou a parceria com Lula e disse que é grata a tudo o que aprendeu com seu antecessor, chamado por ela de “parceiro de todas as horas”. Outros artistas, políticos, lideranças de movimentos sociais e esportistas também gravaram depoimentos para o ex-presidente Lula.

Além de Chico Buarque, os cantores e compositores Zeca Pagodinho, Orlando Morais e Rappin Hood parabenizaram o petista. As cineastas Tata Amaral e Anna Muylaert e os fotógrafos Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, sua esposa, também gravaram mensagens de incentivo a Lula.

Outro vídeo reuniu depoimentos do técnico Tite e dos jogadores Cássio, Felipe, Ralf, Danilo e Jadson, do Corinthians, clube de coração do ex-presidente. Entre os políticos que homenagearam o petista, aparecem os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Juca Ferreira (Cultura), os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Acre, Tião Viana, e o presidente do PT, Rui Falcão. Os coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, também enviaram mensagem ao ex-presidente.

Investigações

Nas últimas semanas, investigações das operações Zelotes e Lava Jato têm avançado sobre o círculo familiar e de amizades de Lula. O petista é aguardado em Brasília na próxima quinta-feira (29), onde participará de encontro nacional do PT. Segundo informações de bastidores, o ex-presidente está irritado com a presidente Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por causa das ações da Polícia Federal. Em nota, a assessoria do ex-presidente negou a existência de qualquer tipo de indisposição.

Ontem a PF fez buscas no escritório de um dos filhos do petista. Policiais federais foram à sede da empresa LFT Marketing Esportivo, de Luis Cláudio Lula da Silva, na nova etapa da Operação Zelotes. A empresa recebeu pagamento de uma das consultorias suspeitas de atuar em favor de uma medida provisória (MP 471) que prorrogou benefícios fiscais de montadoras de veículos ainda na gestão Lula. A oposição apresentou requerimentos para que Luis Cláudio e Lula sejam convocados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para falar do assunto.

Mais sobre Lula

Mais sobre a Operação Lava Jato

Mais sobre a Operação Zelotes

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!