Datafolha: Dilma e Marina empatadas na corrida presidencial

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% e Marina, com 21%, aparecia tecnicamente empatada com o tucano. Na simulação de segundo turno, a presidenciável do PSB alcançou 50% e a petista, 40%

A presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (PSB) estão numericamente empatadas em simulação de primeiro turno da disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira (29). Cada uma tem 34% das intenções de voto. O presidenciável tucano, senador Aécio Neves, aparece com 15%.

Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada logo após a morte do ex-governador Eduardo Campos e divulgada no último dia 18, Dilma, Marina e Aécio tinham 36%, 21% e 20%, respectivamente.

A candidata do PSB venceria a eleição no segundo turno com dez pontos de vantagem em relação à adversária petista: 50% a 40%. No levantamento anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%. De acordo com a pesquisa, a presidente seria reeleita em confronto final contra Aécio.

Pastor Everaldo (PSC) aparece com 2% na pesquisa divulgada hoje. Juntos, os outros sete candidatos têm 1%. Os que disseram votar branco ou nulo somam 7%, mesmo percentual dos indecisos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00438/ 2014. O Datafolha ouviu 2.874 eleitores em 178 municípios ontem e hoje. A margem  de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Rejeição

Dilma tem a taxa de rejeição mais alta: 35%. Na sequência, aparecem o Pastor Everaldo e Aécio Neves, com 23% e 22%. E 15% disseram que não votam em Marina Silva de jeito nenhum.

Os eleitores que julgam a administração comandada por Dilma boa ou ótima são 35%, ante 38% da pesquisa anterior. A avaliação negativa (ruim ou péssima) subiu de 23% para 26%. Os que disseram considerar regular a gestão somam 39%.

 

Mais sobre as eleições de 2014

Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!