Cristovam e Jean Wyllys lideram votação do prêmio

Total de votos validados na internet, nas duas categorias principais e oito categorias especiais em disputa, chega a 64.497

Conforme boletim divulgado no final da tarde de hoje, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) lideram a votação pela internet do Prêmio Congresso em Foco 2013 nas duas principais categorias da disputa - "Melhores Senadores" e "Melhores Deputados" do ano, respectivamente.

Se a votação (que vai até 9 de setembro) fosse encerrada hoje, além de Cristovam, ficariam entre os mais votados no Senado, em ordem decrescente: Eduardo Suplicy (PT-SP), Randolfe Rodrigues (Psol-AP), Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS). Todos esses nomes integram a lista de senadores pré-selecionada pelos jornalistas que cobrem o Congresso. Na indicação espontânea pela internet, o escolhido seria o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Na Câmara, considerando a relação dos deputados selecionados pelos jornalistas, os mais votados na categoria principal são, além de Jean, Chico Alencar (Psol-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Ivan Valente (Psol-SP) e Manuela D'Ávila (PCdoB-RS). O escolhido pela internet é, até o momento, o deputado Otoniel Lima (PRB-SP).

regulamento proíbe, em seu item 17, que "o(a) mesmo(a) parlamentar seja premiado(a) por mais de duas categorias (incluindo as categorias gerais e especiais) por indicação dos internautas". O item 18 acrescenta:  Na hipótese de o(a) parlamentar obter, na escolha pela internet, a maior votação em três ou mais categorias, receberá a premiação apenas naquelas duas em que acumular maior número de votos, descartando-se a sua seleção para as demais categorias".

Assim, se a votação acabasse agora, os vencedores de cada uma das categorias especiais seriam:

Educação - Cristovam, ficando o deputado Glauber Braga (PSB-RJ) como o escolhido pela internet.

Parlamentares de futuro (para deputados e senadores com menos de 45 anos) - Jean Wyllys, e Glauber Braga escolhido pela internet.

Defesa da democracia - Chico Alencar, e o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) eleito pela internet.

Defesa dos consumidores - Ivan Valente, e o deputado Renzo Braz (PP-MG) pela internet.

Defesa da seguridade social e dos servidores públicos - Chico Alencar e Otoniel Lima.

Defesa da gestão pública - deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que já havia sido selecionado pelos jornalistas, e Amauri Teixeira, na escolha espontânea pela internet.

Combate ao crime organizado - Molon e o deputado Weliton Prado (PT-MG).

Defesa do desenvolvimento econômico - senador Walter Pinheiro (PT-BA) e deputado Renzo Braz (PP-MG).

Patrocinado pela Ambev, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF, que fiscaliza a votação pela internet), Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), a ONG carioca A Voz do Cidadão e o Sindicato dos Jornalistas do DF.

Clique aqui para ver todos os resultados

Outras informações sobre o prêmio

Em vídeo, o sentido do Prêmio Congresso em Foco no Brasil de hoje

O Legislativo brasileiro não é o que desejamos, mas é o que temos - e elegemos. E sem ele sabemos que não há democracia. Vamos valorizar o que o Congresso Nacional tem de melhor. Vá ao endereço http://premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx e participe da escolha dos melhores parlamentares de 2013.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!