Cristovam e Chico bisam Prêmio Congresso em Foco

Resultado final deste ano repete a edição de 2010. O pedetista Cristovam Buarque é, pela terceira vez consecutiva, o melhor senador, e Chico Alencar, do Psol, o melhor deputado

Se há um padrão de conduta ao qual a sociedade identifica aqueles que são seus melhores parlamentares, sem dúvida o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) o conhecem muito bem. Na noite desta segunda-feira (7), os dois foram escolhidos os melhores parlamentares de 2011, distinguidos com o Prêmio Congresso em Foco. É o segundo ano consecutivo em que isso ocorre. Em 2010, os vencedores também foram eles. E, no caso de Cristovam, é a sua terceira vitória seguida. Ambos, porém, têm ainda mais uma vitória como melhor deputado e senador. No caso de Cristovam, é a quarta vez em que ele vence o prêmio. Chico Alencar vence pela terceira vez.

Como nas cinco edições anteriores, a escolha dos melhores parlamentares do ano deu-se em duas etapas. Na primeira etapa, 267 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, escolheram livremente os deputados e senadores que, nas suas opiniões, mais se destacaram em 2011. Da votação dos jornalistas, resultou a lista de finalistas, que foi submetida à votação dos internautas no endereço do Congresso em Foco. Foram eles, os leitores do site, que escolheram os grandes vencedores do ano.

Cristovam, que obteve 9.963 votos, recebeu seu prêmio das mãos da ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e do representante da Petrobras, patrocinadora do prêmio, Fernando Paes de Carvalho. Além de Cristovam, receberam a distinção os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), que obteve 9.021 votos, e Lindbergh Farias (PT-RJ), que ficou com 7.583. Lindbergh também foi escolhido o Parlamentar de Futuro (melhor parlamentar com menos de 45 anos).

Chico Alencar já havia sido escolhido o melhor parlamentar na opinião dos jornalistas. E acabou obtendo também a vitória entre os internautas, depois de uma apertada disputa com seu colega de partido e estreante na Câmara, Jean Wyllys (Psol-RJ), que terminou em segundo lugar. É a segunda vez consecutiva que ocorre essa sintonia. Em 2010, o deputado também arrebatou os dois prêmios. O líder do Psol também foi distinguido com o prêmio de parlamentar que mais se destacou na defesa da democracia e da cidadania.

Desta vez, Chico Alencar recebeu 7.201 votos na votação dos internautas, seguido de Jean Wyllys (Psol-RJ), que ficou com 6.987 votos. A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), que obteve 5.345 votos, foi a terceira mais votada. Chico, Jean e Manuela receberam troféus por conta da votação obtida. As honrarias foram entregues pelo diretor do Congresso em Foco, Sylvio Costa, e pelo diretor da Ambev Disraelli Galvão Guimarães.

Prêmio

Prêmio Congresso em Foco 2011, que este ano tem como tema a construção da democracia, tem o patrocínio da Ambev e da Petrobras. É apoiado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais (APCF), pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais e Agropecuários (ANFFA Sindical). Também apoiam o prêmio a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), a TIM, a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Este prêmio também é realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Leia também:

A votação final para melhor senador

A votação final para melhor deputado

Chico Alencar leva prêmio por defesa da democracia

Paim é o destaque na defesa do consumidor e da saúde

Alessandro Molon vence na defesa da segurança jurídica

Wellington Dias vence na defesa dos municípios

Lindbergh Farias é o parlamentar de futuro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!