Consulta aos jornalistas chega ao último dia

Fábio Góis

Continua em ritmo intenso a coleta de votos para a primeira etapa da terceira edição do Prêmio Congresso em Foco 2008. Ao fim do segundo e penúltimo dia da consulta aos jornalistas, 183 profissionais que cobrem a atividade política para diversos veículos do país escolheram, até às 22h de ontem (17), os deputados e senadores que, em sua avaliação, mais bem representam a população brasileira. O resultado da votação será anunciado por este site amanhã (19).

Durante todo o dia, integrantes da equipe do Congresso em Foco percorreram as dependências do Congresso Nacional em busca dos jornalistas que, mesmo em um dia movimentado – a despeito do recesso branco pré-eleitoral –, interrompiam brevemente suas tarefas para depositar seu voto na urna.

Na cédula, espaço para a seleção de até 15 deputados e dez senadores e também para a escolha do parlamentar que mais se destaca na promoção da Justiça e no combate à corrupção.

Editores, colunistas, repórteres, produtores e pauteiros, entre outros profissionais do jornalismo, dos mais variados veículos, fizeram questão de escolher os melhores representantes do povo no Parlamento.

Cabe aos jornalistas fazer a pré-seleção dos parlamentares que serão submetidos à avaliação do internauta a partir da próxima segunda-feira (22). Passarão à segunda etapa de votação os 25 deputados e 15 senadores que receberem mais votos dos profissionais encarregados de fazer a cobertura jornalística do Congresso Nacional. E também os cinco mais bem avaliados por sua atuação no combate à corrupção.

Neste último dia de consulta aos jornalistas, além da Câmara e do Senado, também serão visitadas as editorias de política das principais redações da capital federal. Uma delas, a do Correio Braziliense, já recebeu ontem à noite a urna de votação.

Rotina quebrada

A exemplo do que havia ocorrido já na terça-feira, a votação mudou a rotina dos jornalistas credenciados nas duas casas legislativas, que exerceram o direito ao voto de forma descontraída e bem-humorada. A depender do que foi verificado nos dois primeiros dias de coleta de votos, o total de registros ultrapassará facilmente 200 votantes. No ano passado, 188 jornalistas votaram.

A movimentação atípica, dado o esvaziamento do Congresso em época de campanhas eleitorais nos municípios, foi causada pelos depoimentos de autoridades à CPI dos Grampos da Câmara e à Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência sobre a polêmica questão das escutas telefônicas clandestinas.

A presença dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix, além do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Correa, e do diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, provocou um natural deslocamento de jornalistas aos referidos colegiados. Mas não prejudicou a coleta de votos.

Descontração

O bom-humor e a irreverência marcaram as votações desta quarta-feira. Urna a postos, a “comitiva” do Congresso em Foco testemunhou a entusiasmada troca de informações sobre os premiáveis entre os jornalistas de política.

“Vocês estão combinando voto, hein?!”, disparava um votante que, isolado e fazendo valer o caráter sigiloso do voto, brincava com os colegas. Ao concluir sua votação, o jornalista depositou a cédula e, “traindo” a ética eleitoral, fez uma ou duas sugestões de voto aos companheiros.

Alguns jornalistas alegavam que “é muita gente” para ser selecionada em apenas 25 nomes (15 deputados e 10 senadores). Mais precisamente 513 deputados e 81 senadores – ou seja, 594 nomes a serem lembrados.

Muitas vezes, a exemplo do primeiro dia de votações, o instrumento de consulta para os “esquecidos” foi o livro “O que esperar do novo Congresso: perfil e agenda da legislatura 2007/2011”, produzido e publicado pelo Congresso em Foco no ano passado, em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Em outros casos, as páginas da Câmara e do Senado na internet foram a salvação. Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!