Conselho de Ética define relatores de processos contra deputados

Júlio Delgado (PSB-MG), Sérgio Moraes (PTB-RS), Odorico Monteiro (Pros-CE) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG) ficarão à frente de processos contra Jean Wyllys (Psol-RJ), Laerte Bessa (PR-DF), Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Wladimir Costa (SD-PA), respectivamente

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), definiu na tarde desta quarta-feira (17) os nomes para assumir as relatorias de quatro representações apresentadas contra parlamentares no colegiado. Os relatores escolhidos são Júlio Delgado (PSB-MG), Sérgio Moraes (PTB-RS), Odorico Monteiro (Pros-CE) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG), que ficarão à frente de processos contra Jean Wyllys (Psol-RJ), Laerte Bessa (PR-DF), Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Wladimir Costa (SD-PA), respectivamente.

A representação contra Jean Wyllys é de autoria do PSC, que acusa o deputado de quebra de decoro parlamentar por ter supostamente associado os nomes de Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), de seu pai, Jair Bolsonaro e do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) ao atentado que resultou na morte de 50 pessoas na boate Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos.

Laerte Bessa, por sua vez, é acusado pelo PT de ofender o partido, a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e filiados da sigla em um discurso proferido no Plenário da Câmara. A legenda também assina a representação contra Wladimir Costa por ter ofendido o partido e seus filiados em reunião do Conselho de Ética que aprovou a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Jair Bolsonaro, que responde a duas ações penais no Supremo Tribunal Federal,  é acusado pelo PV de quebra de decoro por apologia à tortura na sessão da Câmara que, em 17 de abril, autorizou a abertura do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Definidos os relatores, o parecer pela admissibilidade ou não dos processos deve ser apresentado em dez dias úteis, ou seja, até o próximo dia 31.

(Com informações da Agência Câmara)

Mais sobre Conselho de Ética

Mais sobre Legislativo em crise

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!