Conheça as regras do primeiro debate entre os presidenciáveis

Debate da Band será dividido em seis blocos. Candidatos farão perguntas um ao outro e responderão a jornalistas e leitores de jornal do Grupo Bandeirantes

A Rede Bandeirantes promove nesta terça-feira (26), às 22h, o primeiro debate entre os candidatos à Presidência. Participarão das discussões sete dos 11 presidenciáveis. O programa, dividido em seis blocos, será conduzido pelo jornalista Ricardo Boechat. O Congresso em Foco acompanhará o debate, tanto pelo site quanto pelo Twitter (@congemfoco). Os principais candidatos ao Planalto dedicaram parte do dia de ontem para definir as estratégias de atuação no debate.

Estarão presentes nos estúdios da Band, no Morumbi, em São Paulo: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).

Veja abaixo as regras definidas para o debate após encontros com os representantes dos candidatos, segundo a própria Band:

Regras do debate
Primeiro bloco
Candidatos respondem à mesma pergunta (sempre por ordem de sorteio) extraída de sugestões feitas pelos leitores do jornal Metro.

Cada um terá um total de 3 (três) minutos, parte dos quais será usado nas considerações finais, a critério dos próprios candidatos. Aqui, quem quiser pode usar todo o tempo no primeiro bloco, ou deixar parte desse tempo para o final.

Encerra-se o primeiro bloco.
Ficou acertado com os comandos de campanhas, na véspera do debate, que os candidatos terão 1 minuto e 30 segundos para a resposta. O tempo restante (1min30s) será utilizado nas considerações finais.

Segundo bloco
Cada candidato pergunta uma vez, por ordem de sorteio, escolhendo o candidato que vai responder. Cada candidato pode ser perguntado até duas vezes.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

Terceiro bloco
Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas aos candidatos. Todos os candidatos serão perguntados. O jornalista pergunta e escolhe outro candidato para replicar a resposta. Cada candidato pode ser escolhido para replicar até 2 vezes. O perguntado treplica.

São três jornalistas - representando TV, rádio e mídia impressa do grupo.
Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 45 segundos
Tréplica: 45 segundos

Quarto Bloco
Candidato pergunta para candidato. Cada candidato poder ser perguntado até 2 (duas) vezes.

Quinto Bloco
Voltam os jornalistas

Sexto bloco
A última participação de cada candidato. Eles usarão o tempo que restou dos 3 minutos do primeiro bloco.

Mais sobre as eleições

Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!