Congresso em Foco participa de debate sobre “Legislativo blockchain”

 

Nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, será realizado em Brasília um debate sobre o que os organizadores chamam de “Legislativo blockchain”. A expressão é usada no sentido metafórico para se referir a características próprias da tecnologia que se tornou mundialmente conhecida por ter permitido lançar as chamadas criptomoedas. Estão entre essas características a confiabilidade, a transparência, a descentralização e a confiança na “ferramenta” (que é como um livro de registro virtual no qual os dados são inseridos e compartilhados com segurança máxima).

“Queremos dialogar sobre propostas concretas que podem tornar o Parlamento no futuro mais confiável, mais transparente e mais inteligente”, afirma o idealizador do encontro, Guilherme Brandão, do Observatório Social de Brasília. Um dos palestrantes do evento, Guilherme falará sobre o projeto Câmara Mais Barata, que tenta reunir assinaturas para levar a Câmara Legislativa do Distrito Federal a reduzir significativamente os seus gastos. “A participação social é fundamental para recuperar a credibilidade do Legislativo”, completa Guilherme Brandão.

O fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, foi convidado para falar sobre o Prêmio Congresso em Foco e as possibilidades que ele abre para a valorização da democracia, da política e dos parlamentares mais bem avaliados pela sociedade. O empreendedor social Raphael Sebba fará uma exposição sobre um aplicativo que pode facilitar a coleta de assinaturas para propor leis de iniciativa popular. Também participará do debate o jornalista Hélio Doyle, a quem caberá analisar o grau de exaustão a que chegou o sistema político brasileiro e o que pode ser feito para renová-lo.

A mediação ficará a cargo da cientista política Gabriela Agapito, presidente do Café com Política. O encontro será aberto por Cristiane Pereira, sócia-fundadora do Espaço Multiplicidade, local do evento.

Com a denominação oficial de “Seminário Disruptivo – Legislativo Blockchain”, o evento tem entrada gratuita e será realizado no Guará 2, na QE 19, Conjunto G, lojas 34/38.

Veja também:

Inovação e relações humanas são discutidas em evento promovido pelo Congresso em Foco

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!