Congresso em Foco ganha 25 novos colunistas

Sylvio Costa 

Você terá a partir de hoje a companhia de 25 novos colunistas aqui no Congresso em Foco. Eles possuem origens geográficas e sociais, áreas de formação profissional, orientações ideológicas, trajetórias de vida e campos de interesse absolutamente distintos.

Têm em comum a capacidade de tornar mais interessante a viagem daqueles que, como você, se acostumaram a passear por nossas páginas.
 
Essas 25 pessoas têm muito a dizer, e isso ocorre por pelo menos três razões. Expressam a voz de setores representativos da sociedade brasileira. Podem oferecer interpretações estimulantes, e (viva a pluralismo!) alternativas ou até contraditórias, da realidade. Ou, simplesmente, pelo talento que já demonstraram para proporcionar leitura agradável e inteligente.

Dos novos colunistas, 16 são parlamentares federais. É mais uma aposta que este site, autor da ousadia de criar um prêmio destinado a políticos, faz no Congresso e na sua vocação ? como sabemos, muito longe de ser plenamente explorada ? de funcionar como principal centro de debate das questões nacionais.

Nosso time de articulistas ganha um fantástico reforço sem perder nenhum dos nove atuais colunistas fixos. Continuarão na área os cientistas políticos Paulo Kramer e Rogério Schmitt; os escritores Marcelo Mirisola e Márcia Denser; o enigmático Bezerra Couto; e os jornalistas Cláudio Versiani, Renata Camargo e o acima assinado.

A ampliação do plantel de colunistas é a primeira das inúmeras novidades que o Congresso em Foco reserva para você neste ano. Mas, pra deixar a coisa mais saborosa, o resto a gente só vai contar depois.

Segue a lista dos novos colunistas:







Alfredo Sirkis ? deputado federal pelo Partido Verde (RJ), do qual é um dos fundadores, foi secretário de Urbanismo e de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro e vereador. Jornalista e escritor, é autor de oito livros, dentre os quais Os carbonários (Premio Jabuti de 1981). Foi um dos líderes do movimento estudantil secundarista do Rio, em 1968, e viveu no exílio durante oito anos.










Aloysio Nunes Ferreira ? senador do PSDB-SP, é bacharel em Direito e em Economia Política. Fez mestrado em Ciência Política na Universidade de Paris, na qual também atuou como professor. Foi deputado estadual e vice-governador de São Paulo. Também foi deputado federal e ministro durante o governo FHC (secretário-geral da Presidência da República e ministro da Justiça). Em 2010, tornou-se o senador mais votado da história do país ao receber mais de 11 milhões de votos para o cargo.










Ana Amélia Lemos ? jornalista, acumula 40 anos de atividades na área da comunicação, 33 dos quais na RBS TV. Em março de 2010, deixou o jornalismo para concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo. Em 3 de outubro, foi eleita com 3.401.241 votos senadora pelo PP-RS.










Antônio Augusto de Queiroz ? analista político, é o diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), instituição mantida pelas entidades sindicais, que realiza estudos e pesquisas sobre o Legislativo e orienta tecnicamente o movimento sindical em suas demandas no Congresso Nacional.










Arlindo Chinaglia ? exerce o quinto mandato consecutivo como deputado federal, eleito pelo PT de São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Deputados no biênio 2007/2008. Antes, exerceu, entre outros, os cargos de secretário de governo da Prefeitura de São Paulo, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e deputado estadual.










Armando Monteiro ? assumiu no mês passado o primeiro mandato como senador, eleito pelo PTB de Pernambuco. Advogado e administrador de empresas, foi deputado federal por três vezes consecutivas e presidente da mais influente entidade empresarial do país, a Confederação Nacional da Indústria (CNI).










Cezar Britto ? advogado, integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e preside a Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foi presidente do Conselho Federal da OAB e da União dos Advogados de Língua Portuguesa (Ualp).










Chico Alencar ? participou ativamente do movimento comunitário do Rio de Janeiro nos anos 80. Professor de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é autor de 25 livros. Foi vereador e deputado estadual pelo PT. Está em seu  terceiro mandato na Câmara dos Deputados (Psol-RJ). No pleito de 2010, foi o segundo deputado federal mais votado do estado, com 240.724 votos. Ficou entre os melhores parlamentares brasileiros em todas as cinco edições já realizadas do Prêmio Congresso em Foco










Demóstenes Torres ? procurador de Justiça e senador (DEM -GO), é uma das mais ouvidas vozes da oposição no Senado, onde assumiu no mês passado o seu segundo mandato consecutivo. Na legislatura anterior, destacou-se na fiscalização do governo e por sua atuação como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ficou entre os melhores parlamentares brasileiros nas últimas quatro edições do Prêmio Congresso em Foco.










Dr. Rosinha ? médico, com especialização em Pediatria, Saúde Pública e Medicina do Trabalho, destacou-se como líder sindical antes de se eleger vereador, deputado estadual e deputado federal. Também foi presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Exerce o quarto mandato na Câmara dos Deputados, pelo PT do Paraná.










Erika Kokay ? cearense de Fortaleza, vive desde 1975 no Distrito Federal, onde se iniciou na política atuando no movimento estudantil. Formada em Psicologia pela Universidade de Brasília, presidiu o Sindicato dos Bancários de Brasília e a CUT-DF.  Ex-deputada distrital, assumiu em fevereiro de 2011 o seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, pelo PT-DF










Fábio Góis ? repórter do Congresso em Foco desde 2007, atuou antes como jornalista de cultura. Foi assessor de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entre outras instituições.










Felipe Aguiar ? gestor de tecnologia do Congresso em Foco, é músico e estudante do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também já atuou como produtor cultural.










Gastão Vieira ? bacharel e mestre em Direito, está no quinto mandato consecutivo de deputado federal, pelo PMDB do Maranhão, estado em que também exerceu os cargos de deputado estadual e secretário estadual de Planejamento e de Educação.












Guilherme Lacerda ? doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi professor universitário e secretário municipal das prefeituras de Belo Horizonte (MG) e Vila Velha (ES). É o atual presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).










Leonardo Boff ? doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique, nasceu em 1938. Foi um dos formuladores da ?teologia da libertação?. Autor do livro Igreja: carisma e poder, de 1984, que o levou a responder a processo junto ao Vaticano. É autor de mais de 80 livros nas várias áreas das ciências humanísticas.










Lídice da Mata ? economista, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é senadora pelo PSB-BA, eleita em outubro de 2010. Foi prefeita de Salvador (de 1993 a 1995) e deputada federal. Participou, como deputada da elaboração da Constituição Federal, oportunidade em que teve 31 emendas de sua autorida aprovadas e incorporadas ao texto constitucional. 










Manuela D´Ávila ? iniciou-se na política ainda adolescente, como líder estudantil. Sempre militou no PCdoB. Aos 23 anos, tornou-se a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre. Dois anos depois, foi a deputada federal mais votada em seu estado, com 271.939 votos. Em 2010, reelegeu-se com 482.590 votos. No Prêmio Congresso em Foco 2009, foi eleita pelos internautas o melhor representante dos brasileiros na Câmara dos Deputados.










Marcelo Crivella ? engenheiro civil e bispo licenciado, foi precursor do trabalho de evangelização da Igreja Universal no continente africano, onde morou por quase uma década. Escreveu e publicou dez livros. Compôs, cantou e gravou dez CDs. Iniciou em fevereiro de 2011 seu segundo mandato como senador da República (PRB-RJ).










Marcelo Soares ? jornalista, tradutor e instrutor em São Paulo. Em 2010, foi o responsável pelo blog e reportagens do projeto ?Tome Conta do Brasil?, da MTV.









Marisa Serrano ? senadora por Mato Grosso do Sul, é vice-presidente da Executiva Nacional do PSDB. Formada em Letras e Pedagogia, foi secretária municipal e estadual de Educação e dirigiu a Delegacia do Ministério da Educação no Mato Grosso do Sul. Foi vereadora, duas vezes deputada federal e vice-prefeita de Campo Grande. Cumpre mandato no Senado até 31 de janeiro de 2015.










Márlon Reis ? juiz de direito no Maranhão, destacou-se como um dos principais coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede de 50 entidades responsável pela elaboração do projeto de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. Professor e conferencista, preside a  Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (Abramppe).










Rebecca Garcia ? economista, formada pela Universidade de Boston (EUA), trabalhou na corretora Merrill Lynch (Boston), no Banco Pactual, como diretora de empresa de comunicação e produtora de um filme, Woman on top (Fox). Exerce o segundo mandato de deputada federal pelo PP do Amazonas.










Sérgio Barradas Carneiro ? advogado e administrador de empresas, está no terceiro mandato como deputado federal (PT-BA). Foi o procurador parlamentar da Câmara dos Deputados (biênio 2009/2010), chefe da Casa Civil do governo da Bahia e deputado estadual, além de autor da proposta de emenda constitucional que acabou com a separação judicial e instituiu o divórcio direto (PEC do Divórcio), aprovada e promulgada como emenda constitucional em julho de 2010.










Toni Reis ? professor, formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre  em Ética e Sexualidade e doutorando  em Educação. Preside a  Associação  Brasileira  de  Lésbicas, Gays,  Bissexuais,  Travestis  e Transexuais (ABGLT).

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!