Comissões aprovam convites para ouvir Graça Foster e Lobão

Senadores querem ouvir a presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos

 

Catarine Piccioni

As comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e de Assuntos Econômicos do Senado aprovaram requerimentos, na manhã desta terça-feira (25), para que a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, prestem esclarecimentos na Casa sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

Os requerimentos com os convites foram formulados pelos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP). Pedidos com o mesmo teor poderão ser submetidos a outras comissões. Deverá ocorrer uma audiência conjunta. Por se tratar de convite, as autoridades não são obrigadas a comparecer.

Os parlamentares querem saber por que a Petrobrás pagou quantia 30 vezes maior que o montante desembolsado pela empresa belga Astra Oil para adquirir a mesma refinaria, um ano antes. Lobão e Graça também deverão explicar declarações dadas pela presidenta Dilma Rousseff de que "parecer falho" teria embasado a compra da refinaria.

A Petrobras comprou, em 2006, 50% da unidade no Texas. Posteriormente, teve de adquirir o restante, por força do contrato. A transação resultou em um gasto total de R$ 1,18 bilhão para a estatal.

O ministro de Minas e Energia também deverá prestar informações sobre a situação do setor elétrico no Brasil. A Câmara dos Deputados também aprovou, no último dia 12, convite para ouvir Graça Foster na comissão de Fiscalização Financeira e Controle, mas a data ainda não foi marcada.

Leia mais sobre a Petrobras

Nosso jornalismo precisa da sua assinatura

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!