Comissões: 13 presidentes já foram eleitos na Câmara

Treze das 20 comissões da Câmara já elegeram seus presidentes na manhã desta quarta-feira (4). O quadro partidário segue, com fidelidade, o acordo feito pelos líderes de partidos no final de fevereiro. Até o momento, os tucanos têm o maior número de comissões.

O PSDB elegeu três presidentes. O deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) presidirá a Comissão de Ciências e Tecnologia. Silvio Torres (SP) fica com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Enquanto o deputado Roberto Rocha (MA) coordenará os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente.

O PT já elegeu dois dos cargos esperados. O deputado Vignatti (SC) foi escolhido para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e a deputada Maria do Rosário (RS) presidirá a Comissão de Educação. O partido quer também a Comissão de Direitos Humanos (CDH). O nome indicado é do deputado Luiz Couto (PB), que é padre, mas foi suspenso de suas atividades sarcedotais por conceder entrevista ao Congresso em Foco defendendo o fim do celibato e o uso da camisinha. (leia)

A maior bancada da Casa, o PMDB, elegeu dois presidentes até o momento. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será coordenada pelo deputado Tadeu Filippelli (DF) e a Comissão de Seguridade Social e Família por Elcione Barbalho (PA). A Comissão de Minas e Energia também é pleiteada pelos peemedebistas.

Menores

Os partidos menores conquistaram, até agora, seis comissões. A Comissão de Trabalho será presidida pelo deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM). A deputada Ana Arraes (PSB-PE) irá conduzir a Comissão de Defesa do Consumidor, enquanto o deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ) foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Também já foram decididas as comissões de Agricultura e de Relações Exteriores. Os deputados Fábio Souto (DEM-BA) e Severiano Alves (PDT-BA) vão presidir os trabalhos, respectivamente.

A última a decidir seu presidente, até o momente, foi a Comissão de Viação e Transportes, que elegeu o deputado Jaime Martins (PR-MG). (Renata Camargo)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!