Comissão do Senado vai discutir papel dos bancos em corrupção apurada pela Lava Jato

Comissão de Transparência aprova requerimentos para realizar audiências públicas e auditorias. Bancos e empresas transportadoras de valores estão na mira do colegiado

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) aprovou três requerimentos nesta quarta-feira (3) para realizar audiências públicas e auditorias. O primeiro é uma audiência para debater o papel dos bancos e das empresas transportadoras de valores do país nos casos de corrupção apurados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O requerimento é de autoria do presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).

Serão convidados para o debate o presidente do Banco Central, Ilan Goldajn, o presidente do Conselho Diretor da Federação Brasileira dos Bancos, Pedro Moreira Salles; o diretor presidente da Associação Brasileira de Transportadores de Valores, Marcos Emanuel Torres de Paiva e o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Gustavo Rodrigues.

A comissão aprovou ainda duas auditorias de iniciativa do senador Ataídes Oliveira. Uma deve ser realizada nos balanços patrimoniais e disponibilidades financeiras do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc etc). E a outra será uma auditoria junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério da Transparência em relação aos balanços patrimoniais no âmbito nacional e regional das empresas do Sistema S.

IFI

A comissão também leu o ofício com a indicação de Rodrigo Octávio Orair para ocupar o cargo de diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão do Senado Federal. Após a leitura, foi concedida vista coletiva do relatório. A sabatina deverá ser realizada na próxima semana.

Rodrigo Octávio é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e specialista em macroeconomia e política fiscal. É servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2009.

Mais sobre Operação Lava Jato

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!