Começa a votação do Prêmio Congresso em Foco

Jornalistas que cobrem o Congresso iniciam hoje a primeira etapa, que escolherá os finalistas que disputarão o voto dos internautas que distinguirá os melhores senadores e deputados do ano. Conheça o regulamento do prêmio

Hoje às 8h, a equipe do Congresso em Foco, com a parceria do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, começará a colher os votos dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. É o início da primeira etapa de votação para o Prêmio Congresso em Foco 2011. Em sua sexta edição, o prêmio, iniciativa do site Congresso em Foco, escolhe a cada ano os deputados e senadores que mais se destacaram. Além da disputa geral, como melhores parlamentares do ano, eles também disputam a distinção em categorias especiais.

Na primeira etapa de votação, os jornalistas que acompanham os acontecimentos da política escolhem livremente aqueles deputados e senadores que, na sua opinião, tiveram melhor desempenho este ano. Eles poderão escolher dez deputados e cinco senadores. Os nomes mais lembrados pelos jornalistas comporão uma lista, que será colocada na internet, para a livre escolha dos leitores que acessam o site. Farão parte da lista de finalistas os 25 deputados e os dez senadores mais votados.

A votação entre os jornalistas acontecerá por três dias, a partir de hoje, indo até quinta-feira (18). A apuração dos votos acontecerá com o acompanhamento da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. Eles também acompanham todo o processo de recolhimento dos votos, atestando a lisura do processo.

Além de votar na lista geral, os jornalistas escolherão também os parlamentares que mais se destacaram nas categorias especiais. Este ano, elas serão: direitos do consumidor; defesa da democracia e da cidadania; defesa dos municípios; defesa da segurança jurídica; parlamentar de futuro (para deputados e senadores que têm menos de 45 anos), e defesa da saúde. Cada jornalista indicará até três parlamentares (deputados ou senadores) em cada categoria. Os cinco mais votados em cada categoria serão os finalistas.

Apurada a votação da primeira etapa, o Congresso em Foco divulgará a lista de finalistas. E, em seguida, ela começará a ser submetida à votação dos internautas. Cada internauta poderá votar em até dez deputados e em até cinco senadores, e em um parlamentar em cada categoria especial. O resultado final será conhecido numa festa de premiação no dia 7 de novembro.

Leia aqui o regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2011

Para a edição deste ano, o Prêmio Congresso em Foco já conta com a parceria da Ambev; da Petrobras; da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF); do Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários (Anffa Sindical); da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR); da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!