Com sete eleitos, PSDB se destaca entre os 13 partidos que elegeram prefeitos nas capitais

Entre os eleitos, apenas uma mulher - Teresa Surita, de Boa Vista (RR). Dos 26 vitoriosos no primeiro e no segundo turno, 14 foram reeleitos

Apesar da derrota em Belo Horizonte, onde o senador mineiro Aécio Neves, presidente nacional do partido, foi batido pelo nanico PHS, o PSDB levou a melhor na disputa pelo comando das capitais brasileiras. Com os resultados do segundo turno, passou para sete o total de prefeituras de capitais que os tucanos administrarão a partir de janeiro de 2017.

Nos resultados das eleições para as capitas, também chamam atenção:

1) O grande número de reeleitos - 14 dos 26 prefeitos de capitais.

2) Somente uma mulher - a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), reeleita no primeiro turno - e nenhum negro foi eleito prefeito nas capitais brasileiras.

3) Pela primeira vez, passa de dez o número de partidos que elegeram prefeitos nas capitais. Dos 13 partidos vitoriosos, o PT foi quem colheu o pior resultado. Em 2012, foi vitorioso em quatro capitais, incluindo a mais poderosa delas (São Paulo). Agora, só ganhou em Rio Branco (AC).

4) Ficarão nas mãos de partidos que não integram a base de apoio do presidente Michel Temer somente seis prefeituras de capitais. As três mais estratégicas, por serem mais populosas e mais ricas, com o PDT: Fortaleza, São Luís e Natal, todas no Nordeste. As outras são da Rede (Macapá), do PCdoB (Aracaju) e do PT (Rio Branco). Embora o PSDB tenha conquistado o maior quinhão dos votos das capitais, algumas pequenas legendas ganharam em grandes cidades, como Rio de Janeiro (PRB), Belo Horizonte (PHS) e Curitiba (PMN).

Segue a lista dos prefeitos eleitos por partido:

PSDB (7 prefeitos de capitais) - João Doria (São Paulo), Nelson Marchezan Júnior (Porto Alegre), Zenaldo Coutinho (Belém), Artur Neto (Manaus), Firmino Filho (Teresina), Rui Palmeira (Maceió) e Dr. Hildon (Porto Velho)

PMDB (4) - Gean Loureiro (Florianópolis), Iris Rezende (Goiânia - 82 anos, o mais idoso prefeito eleito nas capitais), Emanuel Pinheiro (Cuiabá) e Teresa Surita (Boa Vista)

PDT (3) - Roberto Cláudio (Fortaleza), Edivaldo Holanda Jr. (São Luís) e Carlos Eduardo Alves (Natal)

PSB (2) - Geraldo Julio (Recife) e Carlos Amastha (Palmas)

PSD (2) - Marquinhos Trad (Campo Grande) e Luciano Cartaxo (João Pessoa)

PRB (1) - Marcelo Crivella (Rio de Janeiro)

PHS (1) - Alexandre Kalil (Belo Horizonte)

DEM (1) - ACM Neto (Salvador)

PMN (1) - Rafael Greca (Curitiba)

PPS (1) - Luciano Rezende (Vitória)

PCdoB (1) - Edvaldo Nogueira (Aracaju)

PT (1) - Marcus Alexandre (Rio Branco)

Rede (1) - Clécio Luís (Macapá)

 

 

Mais sobre eleições

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!