Claudiney dos Santos bate recorde em lançamento de disco e conquista ouro para o Brasil

Claudiney foi o último lançador da primeira etapa da prova, e em apenas duas tentativas conseguiu assumir a liderança ao atingir 45.33 m. A prova foi realizada no Engenhão. Esta é a quarta medalha de ouro do Brasil nos jogos paralímpicos do Rio

Claudiney Batista dos Santos conquistou neste sábado (10) a medalha de ouro no lançamento de disco da classe F56 nos Jogos Paralímpicos de 2016. Ele atingiu a marca de 45 metros e 33 centímetros e bateu o recorde paralímpico da modalidade. Esta é a quarta medalha de ouro do Brasil nos jogos. Alireza Galeh Nazzeri, do Irã, ficou com a prata e o cubano Leonardo Diaz, com a medalha de bronze.

O brasileiro sofreu um acidente de moto em 2005 e precisou amputar a perna esquerda por causa de uma complicação durante a recuperação. O halterofilista, então, se aproximou do atletismo e focou no lançamento de dardo e disco, e no arremesso de peso.

Claudiney foi o último lançador da primeira etapa da prova, e em apenas duas tentativas conseguiu assumir a liderança ao atingir 45.33 m. A prova foi realizada no Engenhão.

"O sentimento é de gratidão, realização de um sonho. Sempre procurei por essa medalha e não veio em Londres, bateu na trave. Em casa, o sabor é melhor ainda. Tive amadurecimento físico, mental, patrocinadores apoiaram. Tudo isso serviu para evolução", declarou Claudiney durante a comemoração.

Mais sobre Paralimpíada Rio 2016

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!