Chico Alencar diz que vai “radicalizar” na dedicação ao mandato

Escolhido como o melhor deputado pela terceira vez pelos jornalistas que cobrem a Câmara, líder do Psol diz que indicação no Prêmio Congresso em Foco só aumenta sua responsabilidade

Eleito pela terceira vez pelos jornalistas que cobrem o Congresso como o deputado que mais bem representa a população, Chico Alencar (Psol-RJ) diz que pretende “radicalizar” na dedicação ao mandato. O líder do Psol afirma que os 120 votos distribuídos a ele pelos 267 profissionais que participaram da primeira fase do Prêmio Congresso em Foco ajudam a compensar as dificuldades vividas por ele na política e aumentam sua responsabilidade.

Feliz pela indicação dos jornalistas, Chico brinca que será difícil defender o título mais uma vez. "Uma indicação como esta, de quem está no dia a dia do Congresso, é tanto um sentimento bom quanto uma responsabilidade grande", avalia. O deputado conta que pretende se aprofundar no estudo dos temas discutidos na Casa como uma maneira de sempre corresponder a essa responsabilidade.

No momento, Chico Alencar é o segundo mais votado entre os internautas, na segunda fase do prêmio. De acordo com a última parcial, divulgada ontem à tarde, ele aparecia com 3.897 votos, pouco atrás de seu companheiro de bancada Jean Wyllys (Psol-RJ), que liderava com 3.960 votos. É o mais votado, no entanto, em outra categoria: a de deputado que mais defendeu a democracia e a cidadania.

ENTRE AQUI E ESCOLHA OS MELHORES PARLAMENTARES

O Psol é o único partido que emplacou toda sua bancada na relação dos mais bem avaliados pelos jornalistas. Assim como eles, o terceiro integrante da legenda na Câmara, Ivan Valente (Psol-SP), também ficou entre os mais votados pelos jornalistas. Até ontem à tarde, ele figurava na sétima posição na votação dos internautas. "O Psol confirma que é um partido pequeno com vocação de grandeza política. Fico muito orgulhoso de fazer parte desse partido", diz Chico.

O líder do Psol chegou à Câmara em fevereiro de 2003, eleito pela primeira vez então pelo PT. Formado em história pela Universidade Federal Fluminense, Chico Alencar é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele atuou também como  professor de história no ensino fundamental e médio do Rio de Janeiro, na rede pública e privada. Está em seu terceiro mandato consecutivo na Casa.

É autor de 26 livros, como História da Sociedade Brasileira, Brasil Vivo e Educar na Esperança em Tempos de Desencanto e defendeu tese de mestrado em Educação na Fundação Getúlio Vargas sobre o movimento das Associações de Moradores do Rio.

Foi apontado por jornalistas como o deputado que melhor exerceu o mandato em 2009 e 2010 no Prêmio Congresso em Foco. Em 2010, também foi eleito pelos internautas o melhor deputado no prêmio. Este ano, foi novamente apontado pelos jornalistas como o melhor deputado do ano.

Parceiros

Assim como nas edições anteriores, a segunda e decisiva etapa de votação tem como base uma lista predefinida pelos jornalistas que acompanham o trabalho do Congresso. Esta edição é marcada pela participação recorde dos profissionais da imprensa. Ao todo, 267 jornalistas de 55 veículos votaram, por meio de duas urnas itinerantes, em processo fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Brasília. Somente na premiação final, dia 7 de novembro, serão conhecidos os vencedores da votação na internet.

Como ocorre desde 2010, a votação na internet será monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). O Prêmio Congresso em Foco 2011 conta com o patrocínio da Ambev e da Petrobras; o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil); e a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Conheça melhor os finalistas do prêmio

Chico Alencar,  Reguffe e Jean: os melhores na Câmara

Tudo sobre o Prêmio Congresso em Foco 2011

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!