Chegou a hora da premiação

Após 21 dias de intensa disputa, encerrada na última terça-feira (12) com o registro de 5.377.111 votos, este site realiza nesta terça-feira (19) a cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco aos 40 melhores parlamentares da atual legislatura. A solenidade está marcada para as 17h30 no auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara.

Os três mais votados na Câmara e no Senado vão receber troféus feitos pela artista plástica Suzana Gouveia. Receberão a obra de arte os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jefferson Peres (PDT-AM) e os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e José Eduardo Cardozo (PT-SP). Os troféus têm 20 cm cada e foram feitos em fundição artística de bronze com base de granito negro. A premiação será dividida em três categorias: ouro, prata e bronze.

Os parlamentares que ficaram entre a quarta e a décima posições em cada Casa receberão placas alusivas ao prêmio, com a respectiva colocação. No Senado, são eles: Pedro Simon (PMDB-RS), Heloísa Helena (Psol-AL), José Agripino Maia (PFL-RN), Osmar Dias (PDT-PR), José Jorge (PFL-PE), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Aloizio Mercadante (PT-SP). Na Câmara: José Carlos Aleluia (PFL-BA), Alberto Goldman (PSDB-SP), Roberto Freire (PPS-PE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Denise Frossard (PPS-RJ), Rafael Guerra (PSDB-MG) e Sigmaringa Seixas (PT-DF).

Todos os 25 deputados federais e 15 senadores que participaram da enquete (veja quem são eles) receberão certificados por terem sido pré-selecionados por um grupo de 20 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. O deputado Paulo Afonso (PMDB-SC) também será homenageado por ter sido o mais assíduo parlamentar da atual legislatura.

Entre os convidados para a entrega dos prêmios, estão os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busatto, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Rodrigo Collaço. Também participam da premiação representantes da Brasil Telecom, da Petrobras do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e da Frente Nacional dos Prefeitos.

Promovido por este site, com o patrocínio da Brasil Telecom e da Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco procura incentivar os brasileiros a acompanharem o desempenho dos parlamentares federais, valorizando aqueles que são percebidos como os melhores representantes da população no Parlamento.

O objetivo é estimular a participação política dos cidadãos e a vigilância sobre o Legislativo, além de combater o mito de que “todos os políticos são iguais”. A pretensão, no fundo, é de mostrar que melhorar a qualidade da representação parlamentar pode não ser um sonho impossível se os eleitores aguçarem suas percepções sobre quem faz o quê no Congresso.

Alvaro Dias elogia Prêmio Congresso em Foco

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), vencedor do Prêmio Congresso em Foco no Senado, elogiou há pouco a iniciativa deste site. Em discurso na tribuna da Casa, o parlamentar parabenizou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), vencedor da disputa na Câmara, e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jefferson Perez (PDT-AM), que ficaram em segundo e terceiro lugar no Senado.

O tucano ressaltou ainda que o mais importante em iniciativas como o Prêmio Congresso em Foco não é a votação obtida pelos concorrentes, mas a oportunidade de mostrar que existem bons quadros no Congresso. “São ações como esta que motivam os parlamentares a desempenharem um bom papel em plenário”, avaliou.

A solenidade de entrega do Prêmio Congresso em Foco aos vencedores da enquete está marcada para amanhã, a partir das 17h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara. Alvaro Dias e Gabeira receberão o troféu de ouro das mãos do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!