Cerca de 1,2 mil urnas são substituídas em todo o país

Segundo o TSE, 50 mil aparelhos reservas estão prontos para repor danos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no início da tarde deste domingo (8) um “relatório de ocorrências” sobre as 501.507 urnas eletrônicas postas à disposição do eleitor nas 431.185 seções de votação em todo o país. Segundo o TSE, 1.266 urnas já foram substituídas em decorrência de algum tipo de defeito ou mau funcionamento – embora cresça a todo instante, esse número equivale a menos de 1% do material à disposição da Justiça eleitoral.

Carmen Lúcia diz que ocorrências sobre votações são “irrelevantes”

A informação foi prestada instantes depois de a presidenta da corte, ministra Carmen Lúcia, ter declarado que as votações transcorrem com “absoluta tranquilidade”, e que as ocorrências até então verificadas eram “irrelevantes”. Ao todo, 57.003 urnas “de contingência” (aparelhos reservas) foram providenciadas para eventuais substituições. Não há sistema de votação manual nas eleições municipais deste ano, informa o tribunal.

Pesquise aqui todas as informações sobre os seus candidatos
Tudo sobre as eleições 2012

Ainda segundo o TSE, 2.528 urnas de receptação de justificativas estão distribuídas pelo Brasil, com o objetivo de colher as explicações do eleitor que, mesmo apto para o voto, não terá registrado seu voto até as 17h de hoje (domingo, 8), quando termina o primeiro turno do pleito. O tribunal estima que até as 22h já estarão conferidos os votos computados em todas as urnas eletrônicas.

Ao contrário de eleições anteriores, não foram repassadas à imprensa informações gerais sobre o andamento das votações, registros que eram repassados pelos tribunais regionais eleitorais ao TSE e levados ao conhecimento dos profissionais da notícia. Número de prisões por violação da legislação eleitoral e episódios envolvendo candidatos, por exemplo, não foram informados pela corte superior.

Leia mais:
Eleições municipais acontecem sub judice
PT e PSDB lideram em quase metade das capitais
Na eleição da ficha limpa, recorde de votos e candidatos

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!