CBN debate levantamento da Revista Congresso em Foco

Artur Xexéo e Carlos Heitor Cony demonstraram preocupação com o elevado número de parlamentares sob investigação no Supremo Tribunal Federal, revelado pela terceira edição da revista, que chega às bancas esta semana

O número recorde de parlamentares sob investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), revelado na terceira edição da Revista Congresso em Foco, foi o destaque do quadro Liberdade de Expressão, da rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (19). Os comentaristas Artur Xexéo e Carlos Heitor Cony consideraram alarmante o fato de um em cada três congressistas responder a algum tipo de investigação na mais alta corte do país, como registrou este site ontem (18). Dos 594 parlamentares, ao menos 191 estão nessa situação (veja quem são eles). As denúncias vão de crimes eleitorais e desvio de dinheiro público até homicídio, tráfico de drogas e sequestro.

Entre aqui para comprar a revista

Parlamentares processados atingem número recorde
Os investigados, as denúncias e as defesas
Partidos e estados campeões em acusações criminais
De homicídio a sequestro, os crimes no Congresso
Outros destaques de hoje do Congresso em Foco

“Em um primeiro momento, a gente fala ‘que absurdo, que vergonha, no que foi transformado o nosso Congresso...’. Mas que absurdo é a gente que votou, que elegeu”, criticou Artur Xexéo, editor de Cultura do jornal O Globo, para quem o eleitor brasileiro não mais acompanha desde o início a “carreira política” de quem se lança na atividade. Para Xexéo, o Parlamento tem sido um substrato do que há de pior na sociedade brasileira. “Então, por que não ter lá o representante do jogo do bicho, do tráfico de drogas, da contravenção?”

Para Carlos Heitor Cony, as coisas só vão começar a mudar quando a Lei da Ficha Limpa estiver devidamente assimilada pelo eleitor brasileiro. Na avaliação dele, parte da culpa é dos partidos e dos tribunais brasileiros, “que não examinam devidamente a inscrição dos candidatos”.

“Os partidos fazem suas chapas para deputados, vereadores e senadores incluindo pessoas com problemas na Justiça”, observou Cony, lamentando o registro de candidatos com a suspeição “da morte nas costas”. “Que é uma coisa humilhante, é.”

Ouça o debate da CBN:

A revista

A terceira edição da Revista Congresso em Foco, que chega às bancas esta semana, também está disponível para assinaturas ou compra avulsa pela internet. A revista traz na capa o ator Wagner Moura, que se destaca entre os artistas que hoje usam a sua imagem e prestígio em favor de causas que julgam ser de interesse público.

Elas podem ir desde questões sociais ou ambientais até o apoio explícito a um candidato. Na galeria das personalidades artísticas atualmente engajadas em bandeiras políticas, estão alguns dos mais amados artistas brasileiros, como Chico Buarque, Caetano Veloso e as atrizes Letícia Sabatella, Dira Paes e Camila Pitanga.

Outra reportagem conta a história do ex-cabo do Exército José Alves Firmino, que revelou com exclusividade para a Revista Congresso em Foco a sua experiência de araponga. Ele relata como o PT era espionado após o fim da ditadura militar.

Ainda na revista, a Espanha em crise, na lente e no teclado do jornalista Cláudio Versiani, que mora em Barcelona, e uma visão muito pessoal do Congresso Nacional, saída da pena do poeta brasiliense Nicolas Behr.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco, em vídeo

Continuar lendo