Casagrande tenta reverter rejeição de contas na Assembleia

Depois de dois adiamentos, Plenário tenta votar parecer de comissão que rejeitou prestação de contas do governador do Espírito Santo. Ele acusa o governador eleito, Paulo Hartung, de estar por trás de decisão que pode suspender os seus direitos políticos

Os deputados estaduais do Espírito Santo se reúnem, nesta quarta-feira (17), pelo terceiro dia consecutivo, para decidir se aprovam ou não a prestação de contas do governador Renato Casagrande (PSB), relativas ao ano de 2013. Mesmo aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado, as contas do governo foram rejeitadas, na última semana, pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, sob o pretexto de descumprimento das metas fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A palavra final cabe ao Plenário da Assembleia, que previa decidir a questão na segunda-feira. Na terça, o Projeto de Decreto Legislativo 79, com a recomendação de rejeição das contas de Casagrande pela Comissão de Finanças, não foi votado por falta de quorum, e também pelo clima tenso da sessão. “O clima estava bem ruim. Suspendi a sessão. Senti o clima e tomei essa atitude”, explicou o deputado Theodorico Ferraço (DEM), presidente da Casa, de acordo com o site da Assembleia.
O motivo de tudo é a queda de braço entre o governador Casagrande e o governador eleito Paulo Hartung (PMDB), que continua mesmo depois das eleições. Com 53,4% dos votos, Hartung derrotou o projeto de reeleição de Casagrande.
O atual governador acusa seu sucessor de mobilizar seus aliados na Assembleia para tentar acabar com sua carreira política. Se as contas forem rejeitadas, Casagrande pode ser processado e, se condenado, perder o direito de continuar sua carreira política.

Casagrande argumenta que o importante é que as finanças do estado estão em ordem, e não o cumprimento de meta fiscal. Tanto que, segundo ele, Paulo Hartung descumpriu diversas vezes a meta fiscal quando governou o Espírito Santo.

Mais sobre Renato Casagrande

Mais sobre Paulo Hartung

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!