Candidato do PSB acredita em 2º turno na Câmara

Na véspera da eleição para a presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB) disse haver votos suficientes para haver duas votações. Ele garante ter votos de dissidentes do PMDB

O candidato à presidência da Câmara pelo PSB, Júlio Delgado (MG), disse neste domingo (3) ter a expectativa de que a disputa pelo comando da Casa será decidida somente no segundo turno. A eleição ocorre amanhã, a partir das 10h. O eleito precisa ter a maioria absoluta do quórum de deputados presentes. Se os 513 comparecerem, serão necessários 257 para a disputa acabar no primeiro turno.

Editorial: a rendição do Congresso ao chiqueiro da política

Leia tudo sobre a eleição da Mesa

“Acho que a gente já consolidou o segundo turno”, disse Delgado. Faltando menos de um dia para o pleito, o deputado do PSB está na Câmara para tentar convencer mais colegas a votar no seu nome. Hoje, duas bancadas estão reunidas na Casa para definir seus novos líderes: DEM e PMDB. No DEM, estão no páreo Ronaldo Caiado (GO) e Mendonça Filho (PE). Já no PMDB são candidatos Eduardo Cunha (RJ), Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS).

Júlio Delgado disse preferir enfrentar a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) em um hipotético segundo turno. “Porque nós temos propostas parecidas para a Câmara”, justificou. O deputado mineiro diz que ambos têm a intenção de “elevar o Legislativo”. “Sou candidato por vários motivos. Um deles é que precisamos elevar o Legislativo, que hoje está aquém dos outros poderes”, afirmou.

“Hegemonia do PMDB é perigosa”, diz Júlio Delgado
Rose de Freitas: “A Câmara não é democrática. Ela exclui”

Para ele, a escolha do novo líder do PMDB pode influenciar na disputa pela presidência. Caso seja escolhido um adversário interno de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a fissura na bancada beneficiaria Rose de Freitas, avalia. “Ela poderia ser beneficiada sim. Mas nós dois temos votos no PMDB”, finalizou.

Leia também:

Chico Alencar: “Sou candidato por uma outra Câmara”
“A Casa de leis não valoriza as próprias leis que fez”

Três candidatos à presidência se inscrevem na Câmara

CâmaraEleição da MesaJúlio DelgadopmdbPSBRose de Freitas