Câmara divulga blocos partidários e cálculo para a composição da Mesa

Bloco de apoio a Rodrigo Maia, com 358 deputados de 13 partidos, fará as seis primeiras escolhas de cargos da Mesa

 

A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara divulgou os blocos partidários formados nesta quarta-feira e o cálculo da proporcionalidade para a composição da Mesa Diretora.

O bloco PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PTdoB, com 358 deputados, fará as seis primeiras escolhas de cargos da Mesa. Essa escolha será feita em reunião de líderes, às 15 horas. Esse bloco também fará a oitava e 11ª escolha. A ordem de escolha entre os partidos será: PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB.

Já o bloco PT, PDT e PCdoB, com 91 deputados, fará a sétima e a nona escolha do cargo a ocupar. Os nomes que ocuparão essas vagas serão escolhidos pelo PT e pelo PDT, nesta ordem.

O bloco PTB, SD, Pros e PSL, com 41 parlamentares, por sua vez, será o décimo a decidir o cargo da Mesa. Nesse bloco, quem escolherá o deputado a ocupar a vaga será o PTB. Não integraram nenhum bloco os partidos PSC, Psol, Rede, PEN e PMB (23 deputados).

A distribuição das presidências das comissões permanentes não é afetada por essa nova formação de blocos partidários e leva em conta os blocos partidários formados no início da legislatura.

Mais sobre eleições da Mesa Diretora

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!