Câmara aprova aumento a 30 categorias federais

Impacto para reajustar o salário de 669,5 mil servidores, entre ativos e inativos, será de R$ 1,65 bilhão ao Tesouro somente em 2012

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (4) o aumento salarial para 30 diferentes categorias de servidores federais. De acordo com o Ministério do Planejamento, o reajuste para 669,5 mil funcionários, entre ativos e inativos, vai resultar em um impacto financeiro de R$ 1,65 bilhão ao Tesouro Nacional somente em 2012. A proposta segue para análise do Senado.

Leia outros destaques de hoje no Congresso em Foco

Os deputados votaram o relatório elaborado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM) na comissão especial instalada para analisar previamente a Medida Provisória (MP) 568/12. Ele fez modificações ao texto original enviado pelo governo. Entre as distorções corrigidas estão as tabelas com valores 50% menores dos vigentes hoje para uma carga de trabalho de 20 horas semanais para médicos. Na Câmara, o texto foi mantido pelo relator Osmar Serraglio (PMDB-PR).

A MP aumentava a jornada de trabalho sem reajustar o pagamento. As tabelas valem para as categorias de médico, médico de saúde pública, médico do trabalho, médico veterinário, médico-profissional técnico superior, médico-área, médico marítimo e médico cirurgião de qualquer órgão da administração pública federal direta, assim como de autarquias e de fundações públicas federais.

Na Câmara, os deputados mantiveram o texto de Eduardo Braga. Para evitar polêmica, o governo agiu para incluir uma gratificação para servidores do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) em outro texto. O benefício, extinto na MP 568/12, entrou na MP 565/12, que está tramitando no Senado. De acordo com o vice-líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a gratificação foi cortada a pedido da Controladoria-Geral da União (CGU), mas os servidores reivindicam o retorno desse pagamento.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Com informações da Agência Câmara

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!